Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Lançamento de livro reúne dezenas de pessoas em Anápolis

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

30/09/2019 10h20 - Atualizado em 30/09/2019 10h25

Lançamento de livro reúne dezenas de pessoas em Anápolis

A obra foi concebida graças ao incentivo da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Fotos: Rafael Ferraz - Divulgação

Dezenas de pessoas prestigiaram lançamento do livro Patético Oásis, escrito pela dramaturga anapolina Ana Itagiba, neste sábado, 28, no Sesc Jundiaí. No mesmo dia e local, a autora ministrou a oficina ‘Da Arte de Criar em Linhas – Iniciação à Dramaturgia’, ao lado da atriz e produtora Ingrid Rabelo. Agora, a próxima etapa do projeto é a entrega de exemplares em 52 escolas da rede pública de ensino, como forma de incentivo à leitura. A obra literária, fruto da adaptação de um texto teatral, foi criada graças ao apoio da Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Cultura.

Uma das atrações da noite de autógrafos foi o sorteio do livro para quem estava presente, além de exposição de fotografia, feita pelo fotógrafo Rafael Ferraz, do espetáculo que inspirou o livro. “Foi um dia muito especial para mim, a realização de um sonho. Por isso, gostaria de agradecer à Prefeitura de Anápolis por incentivar projetos como esses, por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), edital 2018”, ressaltou Ana Itagiba.

A obra, que marca a estreia da anapolina na literatura, retrata a figura da Humana e do Imaginário, que estão presos em seu próprio Oásis – pequena região fértil em pleno deserto. Diante disso, tudo que lhes resta é um ao outro, em meio a reflexões, questionamentos e discussões sobre suas próprias identidades e subjetividades. “Os personagens delineiam a trajetória rumo ao futuro, que se apresenta opaco, e é constantemente ilustrado pela projeção de cada um e o desejo constante de saírem dali”, explica Itagiba. O texto contém influências do teatro surrealista de DeCopi, um dramaturgo e artista latino-americano, do século XX. “Patético Oásis transita entre drama e humor, e oscila entre diversos estilos de composição, tal qual o teatro surrealista permite”, conta a dramaturga.

A oficina
A proposta da oficina foi possibilitar o contato da comunidade com o texto dramatúrgico, desenvolvendo a criatividade dos participantes por meio de leituras e exercícios. Os tópicos discutidos no encontro serão: o que é dramaturgia?; dramaturgo ou dramaturgista?; onde e quando surgiu a dramaturgia?; e elementos básicos da dramaturgia.

Parceiros
Além da Prefeitura de Anápolis, o projeto contou com o apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), Conselho Municipal de Cultura (CMC), Sesc Anápolis, LL Gráfica, Locações Jundiaí, Quinta do Morgado, Instituto Jan Magalinski, Eibii Representações e Panificadora Formosa. “Todos ganhamos quando reunimos a energia de um trabalho realizado há anos e a oportunidade de fortalecer essa ação com o investimento público”, acredita a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

Lançamento de livro reúne dezenas de pessoas em Anápolis