Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Lançado o 1º Desafio Jovem Inovador

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

30/08/2019 14h51 - Atualizado em 30/08/2019 14h56

Lançado o 1º Desafio Jovem Inovador

Mais de 160 estudantes estão elaborando projetos que vão impactar a vida da população na rede municipal de saúde

Foto: Gislaine Matos - Dircom
Palestras e trocas de experiências marcaram o lançamento do 1º Desafio Jovem Inovador, nesta sexta-feira, 30, no Centro de Convenções. O evento, organizado pela Prefeitura de Anápolis, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reúne mais de 160 estudantes que vão discutir, até sábado, 31, soluções e seus impactos na vida da população por meio de melhorias na rede municipal de saúde.
 
Priscila Estevam, 22 anos, é acadêmica de Química Industrial na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e participa do desafio ao lado de dois colegas. Para ela, é uma oportunidade ímpar de conquistar visibilidade na sua área. “Sempre tive um lado empreendedor, por isso decidi vir. Mesmo que não ganhe, acho bom aprender. Quem sabe me ajuda a ter insights. Pode surgir uma ideia que, por mais que não se encaixe aqui, sirva para outra coisa no futuro. Minha expectativa é grande”, afirma a estudante.
 
E essa é a proposta da Prefeitura de Anápolis ao estimular ações conjuntas para a disseminação e capacitação em empreendedorismo, tecnologia e inovação entre os estudantes.  “Queremos despertar a mudança de mentalidade, para que quando surja um problema, vocês saibam resolvê-lo de forma inovadora. Cada um de vocês está aqui para fazer a diferença com ideias simples e aplicáveis”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy, durante a abertura.
 
Mas, antes de lançar o desafio, os participantes assistiram à palestra “Novos Modelos de Gestão”, ministrada pelo consultor em Design e Inovação do Coletivo Centopéia, Alexandre Andrade. Depois, eles tiveram a oportunidade de um bate-papo com os alunos do Senai Canaã, de Goiânia, que conquistaram o primeiro lugar no Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, na Universidade da Nasa, nos Estados Unidos. 
 
A próxima etapa será a reunião em grupos para a explicação do desafio. Eles repassarão o que foi dito para os demais colegas, para que, juntos, promovam oficinas de modelagem de negócio e desenvolvam as soluções. Ao final, uma banca avaliará quais grupos vão apresentar seus projetos aos especialistas.
 
O grupo vencedor do desafio receberá o prêmio de R$ 2 mil, oferecido pelo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindfargo). Além disso, o projeto será disponibilizado no site do Senai para que todas as prefeituras do Brasil tenham acesso. O prefeito Roberto Naves também vai avaliar a viabilidade de implantação em Anápolis. Essa pode ser a sua chance de fazer a diferença.
 
O 1º Desafio Jovem Inovador acontece dentro da programação do Expo Anápolis, a maior feira multissetorial do Centro-Oeste. Estão participando estudantes universitários de graduação, de vários cursos e períodos, das seguintes instituições parceiras: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unievangélica, Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama).
 
A Feira 
A Expo Anápolis coloca a cidade novamente no circuito das grandes feiras empresariais do Brasil. Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), acontece de 28 a 31 de agosto de 2019, no Centro de Convenções da cidade. O foco é na realização de negócios, lançamento de produtos, conquista de novos clientes, divulgação e promoção do potencial econômico de Anápolis e do Estado de Goiás.

Lançado o 1º Desafio Jovem Inovador