Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ IR para projetos sociais: apoio que não custa nada

07/03/2019 15h51 - Atualizado em 08/03/2019 16h06

IR para projetos sociais: apoio que não custa nada

Nesta quinta-feira, 7, mais de 100 contadores anapolinos foram treinados para ajudar no processo

Foto: Renato Lopes - Ascom

Sabia que você pode usar parte do seu Imposto de Renda (IR) para ajudar projetos sociais? Isso é possível em Anápolis por meio da Campanha “Doe Amor”, que destina – sem custos adicionais – parte do IR devido da pessoa física (até 6%) e da pessoa jurídica (até 1%) ao Fundo da Infância e Adolescente (FIA), onde o CMDCA distribui o recurso arrecadado a 42 entidades de acolhimento do município, em parceria com a Prefeitura de Anápolis.

E para te ajudar, nesta quinta-feira, 7, mais de 100 contadores receberam orientações da Receita Federal e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para auxiliar os contribuintes a fazer doação voluntária. “Esses profissionais têm o papel importantíssimo de conscientizar os seus clientes”, afirmou o conselheiro, Luciano Mendes.

Para o contador Eddy Caixeta Aranha, que participou da palestra, a iniciativa garante que os impostos pagos pela população sejam revertidos para a cidade. “Vivemos em um momento de crise no que diz respeito à repartição de impostos no Brasil. Aderindo à campanha, estamos escolhendo onde esse dinheiro será investido e, de quebra, ajudamos as nossas crianças e adolescentes”, comentou o contador, ao garantir que, com o respaldo da Prefeitura de Anápolis e do CMDCA, vai buscar sensibilizar seus clientes para ajudarem na causa.

FIA
Trata-se de um fundo público especial, criado por lei, para captar recursos por meio de doações voluntárias via imposto de renda. Na prática, isso significa que uma porcentagem do que seria pago ao Governo Federal, será revertido diretamente ao Fundo, ou seja, para ser investido nas crianças e adolescentes de Anápolis.

No dia 28 de fevereiro, o prefeito Roberto Naves assinou o termo de repasse equivalente a R$ 300 mil à 20 entidades de Anápolis, ajudando diretamente mais de duas mil crianças. Mas, de acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, se os contribuintes aderirem à campanha, o município pode chegar a arrecadar mais de R$ 1 milhão. “É muito impactante para as entidades, influenciando diretamente na prevenção às situações de violência, além de promover a igualdade e o acesso às oportunidades”, pontuou.

Mais informações: 3902-1046/ 2586

IR para projetos sociais: apoio que não custa nada