Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Interação e dinamismo para atividades físicas em casa

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

13/05/2020 10h24 - Atualizado em 13/05/2020 10h26

Interação e dinamismo para atividades físicas em casa

Secretaria Municipal de Esportes utiliza redes sociais para levar dicas esportivas e de saúde

A maneira mais eficaz de evitar o contágio da Covid-19 é o distanciamento social. Ainda não há remédio nem vacina. A Secretaria Municipal de Esportes está inserida nessa estratégia e, para auxiliar as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos e até mesmo os atletas que precisam manter a forma física, utiliza-se das redes sociais para orientar sobre a execução correta dessas atividades. Sempre com foco na importância de ficar em casa.

Os decretos governamentais e os protocolos de saúde restringem, neste período, a prática de exercícios físicos externos. Eventos esportivos de todos os tipos foram suspensos, atividades em academias reduzidas e a orientação é para realizar exercícios em casa. A prática de atividades ao ar livre, em tempos de transmissão do coronavírus, oferece riscos comprovados por pesquisas realizadas por organizações especializadas.

Um estudo feito pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, divulgada este ano por um grupo de engenheiros, revela que quanto praticamos exercícios físicos a distância mínima de outro indivíduo deve ser de 20 metros, para evitar que gotículas de saliva atinjam outras pessoas. A simulação revela que as partículas podem percorrer até cinco metros se a pessoa estiver andando rápido e chegar a até 20 metros se estiver pedalando.

Os professores de educação física da Secretaria de Esportes e parceiros traçaram um planejamento com sequências de exercícios. Foram produzidos vídeos com aulas e orientações, publicados em plataformas como Facebook e Instagram, e distribuídos por aplicativos de mensagens como o WhatsApp. A Secretaria de Esportes se adéqua à nova realidade de convivência social e guia as atividades físicas e práticas esportivas para assegurar preparo e corpo saudável.

O analista de esportes, Danilo Trombiero, gravou, por exemplo, atividades com o uso de uma cadeira, na qual a pessoa se senta e se levanta, além de exercícios com cabo de vassoura e movimentos que trabalham a região da panturrilha. “O objetivo dos vídeos é que as pessoas se exercitem de maneira segura. São exercícios voltados à terceira idade. Assim, podemos reforçar o pedido para que fiquem em casa”, ressaltou.

O senhor José dos Santos, aposentado de 79 anos, acompanhou um dos vídeos em sua televisão e repetiu os exercícios no conforto de sua sala de estar. Fez todas as atividades sugeridas sem dificuldades nem esforço excessivo. “Para nós que estamos em casa e temos uma vida mais sedentária, os exercícios ajudam muito. O corpo fica mais leve e ficamos mais dispostos durante o dia. Estou seguindo as dicas diariamente”, disse.

A professora de dança, Fernanda Fitness, apresentou dicas de exercício com movimentos para frente, atrás, além de agachamento. Também a amarelinha, com a puxada de perna. “Quando tudo voltar ao normal teremos mantido parte importante do nosso condicionamento físico”, disse. O personaltrainer e professor de Educação, Alê Macedo, deu dicas direto de sua casa. Fez aquecimento, scott, sumô, tríceps no banco ou sofá e prancha ventral. “O exercício físico é essencial na soma de fatores na luta contra o coronavírus”, alertou.

As artes marciais também estão nos vídeos. O atleta Alberto Santos Entreportes, um dos contemplados pelo Bolsa Atleta 2019, também direto de casa, fez exercícios de Karatê e algumas demonstrações de Kata – uma luta contra adversários imaginários, com movimentos de aplicação tática, de defesa e de ataque. É considerada a raiz do Karatê, onde todas as técnicas de luta e defesa florescem.

Outro profissional técnico envolvido no projeto é o professor de educação física Robson Gonçalves. Experiente, com trabalhos importantes em diversas áreas do campo esportivo, o professor da equipe Strong Runners reconhece a dificuldade destes tempos para os praticantes de exercícios físicos. “Nossas atividades são feitas de acordo com as possibilidades. Precisamos olhar para o próximo e buscar a Deus. Colaborar com iniciativas sociais é essencial neste momento”, ressalta o professor.

Alternativa
O secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão, evidenciou o sistema adotado pela Prefeitura de Anápolis, idealizado pelo prefeito Roberto Naves. “O objetivo é cuidar das pessoas. Oesporte encontrou novas formas de divulgar. Pela frente vêm dicas para atividades de psicomotricidade para as crianças, yoga, nutrição, e físicas e esportivas, sempre pelas redes sociais”, conclui o secretário.

Em casa
Sempre que enfrenta restrições, nas mais diversas situações da vida, o ser humano busca se superar por meio de alternativas criativas. E, neste período de isolamento, utiliza-se da tecnologia para encurtar distâncias e repassar orientações importantes para que as pessoas mantenham o bem estar físico e mental. Assim, no dia 19 de maio, a partir das 19h, a Secretaria de Esportes promove uma live (ao vivo) com o técnico nacional de Atletismo, Dr. Edilberto Barros. O tema é dicas para treinamento de corrida em casa.

A diretora de esportes da Secretaria de Esportes, Simone Pereira, informou que participam também deste momento os professores Iransé Oliveira, Marcos Bonfim e André Jesus. Todos integram a assessoria de corrida da secretaria. “Esses professores fazem um trabalho profissional e eficaz. A nutrição também estará envolvida. As dicas serão valiosas”, explica a diretora.

Uma live semelhante foi realizada no dia 24 de abril, no Youtube, pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica. Participou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley Teixeira. “O presidente falou sobre as mudanças frente a pandemia, dos Jogos Olímpicos e o papel dos atletas no incentivo às atividades físicas”, disse o professor Iransé Oliveira, que representou a Secretaria de Esportes no bate-papo.