Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Iluminação pública de cara nova

18/03/2019 09h09 - Atualizado em 18/03/2019 09h12

Iluminação pública de cara nova

Prefeitura de Anápolis investe em iluminação de LED, mais econômica e eficiente

Buscando soluções energéticas eficientes e mais limpas, a Prefeitura de Anápolis está substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED nas vias públicas. Enquanto as antigas têm vida útil estimada de três anos, as novas podem durar mais de uma década -- além de contarem com garantia de cinco anos por parte do fornecedor. “A economia na conta de luz pode ser de até 60% com as novas lâmpadas. E a necessidade de manutenção destas é muito baixa quando comparada ao modelo antigo”, pontua o gerente de iluminação pública, Leonardo da Silva Freitas, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Desde que o projeto foi iniciado, em 2018, já foram substituídas 5,2 mil unidades e, até setembro deste ano, este número deve subir para oito mil. A meta é substituir todas as 48 mil lâmpadas que compõem a iluminação da cidade. Para isto, estão sendo licitadas mais 12 mil unidades para o próximo ciclo de trabalho, com cronograma ainda a ser definido. Já são mais de dez bairros com iluminação pública otimizada, além do um Distrito. As ações impactam diretamente o nível de segurança dos bairros, melhorando a qualidade de vida da população.

A Prefeitura estima uma economia aproximada de R$ 5 milhões ao ano com sua conta de luz. Ao longo de uma década, este número alcança a cifra de R$ 50 milhões. Confira abaixo a lista de locais que já contam com iluminação de LED:

Bairros / Distritos:

- Recanto do Sol;

- Jardim dos Ypês;

- Residencial América;

- Jardim das Américas III Etapa;

- Residencial Araguaia;

- Residencial Vale do Sol;

- Residencial Flor do Cerrado;

- Parque Residencial das Flores;

- Vila Norte;

- Paraíso;

- Portal do cerrado;

- Distrito de Goialândia.

Avenidas:

- Av. Brasil;

- Av. Pedro Ludovico;

- Av. Fernando Costa;

- Av. Geraldo de Pina.

Parques/ Praça:

- Parque da Jaiara;

- Parque JK;

- Praça José Machado da Silveira (em frente à antiga pecuária);

- Praça do Cais Abadia Lopes;

- Praça Dom Emanuel;

- Praça Adamacili Vicente Ferreira (Bairro São Joaquim);

- Praça João Luiz de Oliveira (Bairro João Luiz de Oliveira).

Quer ficar por dentro de todas as ações da Prefeitura de Anápolis? Siga as nossas redes sociais:

Instagram: @prefanapolis
Facebook: @prefanapolis