Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Hospital Municipal oferece orientação sobre prevenção e cuidados

05/06/2018 12h07 - Atualizado em 08/06/2018 16h49

Hospital Municipal oferece orientação sobre prevenção e cuidados

No Dia Mundial de Luta contra Queimaduras equipe do Ambulatório de Queimados vai distribuir material informativo e realizar palestras

“A falta de informação pode deixar marcas. Evite essa cicatriz”. É com este slogan que a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estará promovendo ações no Hospital Municipal Jamel Cecílio, nesta quarta-feira, 6, quando comemora-se o Dia Mundial de Luta contra Queimaduras. Das 8h às 12h, acontecerá a entrega de material informativo para os motoristas que passarem na porta da unidade e, no Ambulatório de Queimaduras, haverá palestras para orientar a população sobre como agir diante dessa situação.

A programação tem como objetivo a educação e a prevenção contra os perigos dos ferimentos causados pelo contato direto com fogo, com líquidos ou objetos sob altas temperaturas, além de colocar em pauta temas importantes referentes aos cuidados com o paciente queimado, explica a coordenadora administrativa do Hospital Municipal, Denise Pessoa. De acordo com Denise Pessoa, a maioria dos casos atendidos envolve acidentes domésticos com crianças e acidentes motociclísticos.

Muita gente não sabe como proceder quando se queima ou tem que lidar com outras pessoas que se acidentaram. “Há quem utilize produtos como borra de café, argila, pasta de dente, clara de ovo, tudo que faz piorar a lesão”, contou a coordenadora administrativa do Hospital Municipal, Denise Pessoa. A médica responsável pelo setor, Carolina Mota, explicou que assim que acontecer o acidente, a pessoa deve deixar água fria cair na região.

O primeiro atendimento à vítima de queimadura é feito na Emergência do hospital, onde o médico avalia a gravidade da lesão para então a encaminhá-la para o setor de Queimaduras, que acompanha o paciente ao longo de todo o tratamento fazendo os curativos diariamente. Se o grau da queimadura for muito elevado, o paciente faz o tratamento no Centro Cirúrgico.

A equipe é composta por cinco médicos – entre eles clínicos gerais e cirurgiões plásticos –, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.  O Ambulatório de queimaduras é dividido em consultório, sala de curativos e de cirurgia. Os pacientes também contam com o apoio do setor de psicologia do Hospital, que é acionado com frequência devido aos traumas psicológicos sofridos pelos acidentados.

Serviço

O quê: Palestrasde prevenção e cuidados às queimaduras em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras
Dia: 6 de Junho
Horário: 8 horas