Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Ginásio Carlos de Pina Recebe Alunos para a Abertura do JEREA 2020

13/03/2020 09h55 - Atualizado em 16/03/2020 09h10

Ginásio Carlos de Pina Recebe Alunos para a Abertura do JEREA 2020

Esporte e Educação a serviço da formação cidadã

O Ginásio Carlos de Pina foi palco da cerimônia de abertura da 2ª edição do projeto Jerea (Jogos Esportivos da Rede Escolar Municipal de Anápolis), realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio das secretarias municipais de Educação e Esportes. Ao todo, 1,6 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade, de 30 escolas da rede municipal devem se preparar para o campeonato interescolar, que ocorre até o final do ano letivo.

A cerimônia contou com desfiles, danças, corpo de ginástica, pavilhão de bandeiras e apresentações culturais. O jogador e aluno da Escola Municipal Betesda Primavera, Kauã Henrique Marques Souza de Avelã, de 12 anos, entrou na abertura com a bola e chamou a atenção do público. “Sou apaixonado por futebol. O projeto é uma ótima oportunidade para eu melhorar cada dia mais e representar minha escola. Eu e meus amigos treinamos quase duas horas todas as quartas-feiras, e após o jogo recebemos um delicioso lanche,” disse Kauã.

O evento serviu, também, para a entrega de 30 kits esportivos para as unidades escolares, investimento de R$ 40.669,30. Composto por: bola pedagógica, bola de voleibol, bola de tênis, bola de futsal, bomba para inflar bolas, mini cone, obstáculo de PVC, prancheta e bolsa de transporte. A secretária de Educação, Sonja Maria Lacerda, ressaltou “educação e esporte são modos promissores de mudança na sociedade”.

O projeto realiza competições que acontecem no contraturno escolar dos alunos, integram as ações do projeto Esporte Escola e preparam as equipes da rede municipal para os Jogos da Primavera – tradicional competição, realizada há mais de 40 anos. Na prática, estão sendo realizados campeonatos de atletismo, futsal, voleibol, xadrez e queimada, além de capacitações para os professores de educação física.

A grande final premiará o time campeão com medalhas e troféu para as unidades vencedoras. O coordenador pedagógico do Jerea, Marcos Bonfim, falou sobre a importância da prática de atividades físicas na vida das crianças e dos adolescentes. "O esporte e as outras atividades influenciam no desenvolvimento dos alunos diariamente na escola, além de adequar os alunos a seguirem regras e terem um bom comportamento", disse Bonfim.

A jogadora e aluna da Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, Ana Clara de Camargo Silva, de 13 anos, foi vencedora juntamente com sua escola no campeonato de queimada. “Eu amo fazer parte desse projeto, o Jerea significa muito para mim. Fiquei muito feliz e motivada com a vitória que conquistamos no ano passado e darei o meu melhor este ano para chegar novamente na final”, disse a atleta.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, esteve presente no evento e fez a entrega dos kits esportivos e disse ter encaminhado parques de diversão para todos os CMEIs. “Temos nove ginásios já entregues e em processos de término de obra. Ginásios importantes, como o que foi entregue na nossa querida Branápolis, região da cidade esquecida por muitos anos; Ginásio em Interlândia, o de Souzânia que vai começar a ser construído em breve; Escola sendo construída na Igrejinha”, pontuou Roberto sobre a valorização do esporte como ferramenta educacional.