Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Festival Paralímpico 2020 é cancelado

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

24/04/2020 16h19 - Atualizado em 24/04/2020 16h22

Festival Paralímpico 2020 é cancelado

A decisão do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) leva em conta às incertezas causadas pela pandemia do Covid-19

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nota oficial comunicando o cancelamento do Festival Dia do Atleta Paralímpico 2020, devido “às incertezas causadas pela pandemia do Covid-19”. Em Anápolis, o festival é realizado pelo CPB e organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. O evento conta ainda com o apoio da UniEvangélica e acontece anualmente no mês de setembro.

A decisão de cancelar o Festival Dia do Atleta Paralímpico 2020, segundo o CPB, foi tomada por ainda não haver uma previsão de retorno das atividades esportivas neste ano. O cancelamento será por tempo indeterminado e, para a próxima edição do evento, será aberto novo edital. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades, com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças.

Anápolis, desde 2018, está entre as 50 cidades brasileiras que atuam como sede do festival. As atividades Futebol de Cinco, Arremesso de Disco, Arremesso de Peso, Salto em Distância e Bocha, são inclusivas. Pelo menos 120 crianças e adolescentes com deficiência (PCD) são atendidos e mais 30 sem deficiência. A idade das crianças e adolescentes varia entre 10 e 17 anos.

O Secretário Municipal de Esportes, Karim Abrahão, destaca que Anápolis foi escolhida para o festival por atender a todos os critérios de estrutura para receber um evento nacional de tamanha magnitude. Segundo ele, o prefeito Roberto Naves “sempre olhou com bons olhos para o esporte paralímpico. “Mas, neste momento, numa atitude de responsabilidade com a saúde dos atletas, o Comitê Paralímpico Brasileiro cancela o evento. Neste momento de pandemia é impossível realizar o festival, para evitar o contágio”, concluiu.

Histórico
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é comemorado oficialmente em 22 de setembro. A data homenageia os atletas paralímpicos, age como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência e mostra que é possível que esses esportistas brasileiros se tornem atletas de alto rendimento. No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, com festivais paralímpicos por todo o Brasil.