Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Fábrica de Empreendedor atende mais de 600 por mês

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

29/04/2020 17h36 - Atualizado em 29/04/2020 17h50

Fábrica de Empreendedor atende mais de 600 por mês

Com o uso do WhatsApp, telefone e email, Prefeitura mantém suporte aos MEIs de Anápolis, de forma segura, rápida e eficiente

Foto: Ismael Vieira - Dircom

O distanciamento social e o isolamento impostos pela pandemia da Covid-19 estabeleceu uma rotina diferente na vida de cada um de nós. Além da preocupação com a saúde, os reflexos do novo normal sobre a economia são evidentes, exigindo criatividade e ações efetivas para manter a máquina girando. Protagonistas do setor, os microempreendedores de Anápolis têm nos serviços oferecidos pela Prefeitura um forte aliado para manter suas atividades em funcionamento e suas obrigações em dia.

É o caso do atendimento via WhatsApp, lançado a partir do surto do novo coronavírus, e hoje responsável por esclarecer dúvidas e solucionar problemas de pelo menos 10 MEIs (Microempreendedores Individuais) todos os dias, ou 300 por mês. “É muito útil esse serviço. Precisei de ajuda para emissão de boletos de pagamento e para parcelamento e consegui rapidamente pelo Zap”, dizSilvaneo de Souza Ferreira, 42. O pintor, morador do bairro Sumerville, garantiu que mesmo após a pandemia, pretende adotar de vez o formato eletrônico. “É rápido e facilita muito a nossa vida. Dá para resolver tudo de casa mesmo”, conclui.

O Microempreendedor Individual Antônio de Castro Araújo, 58, compartilha da opinião do colega. Para ele, o atendimento via WhatsApp foi uma “ótima iniciativa”. “Fiz contato para tirar dúvidas e fui muito bem atendido em todas as minhas necessidades. Espero que a Prefeitura mantenha o serviço, que é ágil e resolutivo”, avalia Antônio, que também é representante comercial e atua com vendas de produtos pela internet.

E a ideia é mesmo simplificar, como explica Luana Xavier de Souza. “Já tínhamos o projeto de oferecer nossos serviços de forma remota, para os atendimentos que não exigem presença física e que incluem emissão de boletos diversos, declaração de IRPJ (Imposta de Renda de Pessoa Jurídica) e esclarecimentos em geral”, detalha a gerente de Microempreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ela explica que apenas a abertura de novos CNPJs, que são precedidos por palestras, foram temporariamente suspensos. “Isso em função das orientações que damos e que consideramos fundamentais para que eles entendam o que é ser MEI, quais as responsabilidades e compromissos”, comenta.

Funcionamento
O serviço remoto da Fábrica de Empreendedor não se limita ao WhatsApp. Duas equipes de três pessoas trabalham diariamente, em dois turnos, das 8h30 às 17h30, para atendimentos pelo número 3902-1057. Segundo Luana Xavier aproximadamente 10 microempreendedores utilizam o telefone diariamente para resolver pendências e solicitar informações. “E, quem preferir, ainda pode nos enviar as demandas por email, no endereço luanaxavier@anapolis.go.gov.br”, finaliza.