Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Exercícios para serem realizados dentro de casa

22/06/2020 17h54 - Atualizado em 25/06/2020 16h13

Exercícios para serem realizados dentro de casa

Terceira idade pratica atividades para membros superiores e inferiores

A prática de atividade física regular ajuda na autoestima, traz bem-estar, além de reduzir doenças cardiovasculares e diabetes. Sendo assim, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, preparou uma série de atividades para pessoas da terceira idade (acima de 60 anos) se exercitarem em casa.

Desta vez a analista de esportes, Fernanda Sousa e Silva, trouxe dicas para fortalecer membros superiores (braços) e inferiores (pernas). Ao todo são cinco exercícios, três séries de oito a doze repetições. Os materiais necessários para realizar as atividades são uma cadeira e uma garrafa pet cheia de água.

O seu Manoel Francisco, de 77 anos, segue os exercícios pelo menos duas vezes ao dia. ‘‘Me sinto até mais disposto ao acordar. Confesso que o exercício de flexão em pé é o que mais gosto’’, disse. Já dona Maria Antônia, de 70 anos, vê melhora em seus movimentos dos braços. ‘‘Estou sentindo leveza para fazer atividades domésticas. Antes tinha muitas dores’’, finaliza.

Redes sociais

A maneira mais eficaz de evitar o contágio da Covid-19 é o isolamento social. A Secretaria Municipal de Esportes está inserida nessa estratégia e, para auxiliar as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos e até mesmo os atletas que precisam manter a forma física, utiliza-se das redes sociais para orientar sobre a execução correta dessas atividades. Sempre com foco na importância de ficar em casa. ''O intuito do prefeito Roberto Naves é cuidar das pessoas'', afirma o secretário de Esportes, Kim Abrahão.

Exercícios para fazer em casa

1º Membro inferior: senta/levanta da cadeira – ao sentar, os dois braços esticados para frente (3x 8-12)

2º Membro superior: seated Press (levantar uma garrafa cheia de água (500 ml) com os dois braços retos e para cima) (3x 8-12)

3º Membro inferior: flexão de quadril em pé (com uma mão apoiada na cadeira, levante o joelho até a cintura) (3x 8-12)