Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Estudantes da rede municipal recebem kit com produtos da merenda escolar

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

28/04/2020 19h45 - Atualizado em 01/05/2020 19h48

Estudantes da rede municipal recebem kit com produtos da merenda escolar

Com foco em famílias mais vulneráveis, distribuição começou nesta terça-feira em 11 unidades escolares

Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta terça-feira, 28, a distribuição do kit "Merenda em Casa" a pais ou responsáveis dos estudantes da rede municipal de Anápolis. A estratégia tem como foco as famílias que se encontram em maior situação de vulnerabilidade social. Para isso, um dos critérios é priorizar beneficiários do Bolsa Família. A ideia é levar os alimentos disponíveis nos estoques das unidades - que seriam usados no preparo das refeições escolares - à mesa das crianças para as quais a merenda mais tem feito falta.

"Neste momento de tanta dificuldade que a gente tem visto no país, decorrente de uma crise mundial, veio um documento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para que houvesse a distribuição dos estoques da merenda para as famílias que têm necessidade, com o objetivo de minimizar o sofrimento das famílias que não estão conseguindo garantir o sustento", diz a professora Anna Karla Gomes de Souza, que é presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e tem acompanhado a montagem e distribuição dos kits.

No primeiro dia de entrega, 11 unidades escolares da rede municipal abriram suas portas para receber representantes de cada uma das famílias que foram contatadas antecipadamente para garantir que não se formem aglomerações. Outras medidas de segurança, como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na fila e uso obrigatório de máscara, também são tomadas. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manuel Bandeira foi uma das unidades de distribuição, nesta terça. "Hoje nós temos a alegria de poder distribuir esses kits porque estamos ajudando várias famílias nesse momento tão difícil", considerou Gabriela Janaína de Oliveira Miranda, gestora do CMEI.

A iniciativa da Prefeitura de Anápolis se fundamenta na publicação da Lei 13.987 do Diário Oficial da União, autorizando a distribuição dos produtos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Assim que foi sancionada a Lei pelo governo federal, nós começamos a articular e a viabilizar a entrega da merenda nas escolas", explica a secretária municipal de educação, Sonja Maria Lacerda.

A distribuição ocorrerá nos próximos dias orientada por cronograma montado de acordo com as regiões da cidade em que está localizada cada unidade escolar. Na data de hoje, a ação é voltada para atender as famílias de estudantes dos bairros da Região Recanto do Sol/Pirineus. A montagem dos kits é baseada na quantidade da merenda que cada estudante consumiria na escola, em média, neste período, caso as aulas não estivessem suspensas.