Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Estudantes aprendem sobre a importância das árvores para preservação da água

25/09/2018 12h06 - Atualizado em 25/09/2018 15h05

Estudantes aprendem sobre a importância das árvores para preservação da água

Ação especial em comemoração ao Dia da Árvore foi realizada na Escola Municipal Professora Lena Leão

Foto: Paulo Giovanni/Ascom

Com o intuito de incentivar ações de educação ambiental nas escolas e reafirmar o compromisso do poder público com a preservação ambiental, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 24, um bate-papo interativo com os alunos da Escola Municipal Professora Lena Leão para abordar a importância da árvore na manutenção do ciclo da água e da vida. Esta é mais uma das ações preparadas em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e ao início da Primavera.

Os alunos ganharam cartilhas educativas e foram orientados sobre a importância de se desenvolver ações de preservação das florestas e sobre o impacto que o desmatamento exerce no dia a dia de uma cidade. Nunca é demais lembrar que as árvores têm funções importantes para a manutenção das condições favoráveis para a qualidade de vida, elas refrescam, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Programa Pró-Água, disponibilizou para a escola cerca de 200 mudas de árvores nativas que serão plantadas pelos alunos e professores na própria escola e nas imediações do Parque Brasília, em projetos pedagógicos interdisciplinares de educação ambiental.

O diretor de Meio Ambiente e coordenador do Pro-Água, Antônio El Zayek, conversou com os alunos sobre a importância das árvores para a manutenção do ciclo da água no planeta. Ele também orientou os estudantes sobre a forma adequada de plantio das sementes de árvores nativas do Cerrado e os cuidados necessários até o momento do plantio das mudas.

A aluna Lorena Amanda, 13, ficou muito feliz com a possibilidade de plantar uma árvore. “Vou cuidar muito bem do meu Ipê, para que ele se desenvolva e fique bem florido para embelezar ainda mais a minha escola”, disse.

O evento contou com a participação da promotora Sandra Mara Garbelini, responsável pela área de meio ambiente e urbanismo da 15ª Promotoria de Justiça, que ressaltou a importância da contribuição da escola nesse importante debate. “O ambiente escolar é o melhor lugar para a construção de uma consciência cidadã de preservação ambiental”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alex Martins, as ações de educação ambiental devem ser fortalecidas na rede municipal. “A educação ambiental é facilmente absorvida pelos alunos e é fundamental para a construção de cidadãos conscientes, impactando de maneira positiva na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida”, completou.

Estudantes aprendem sobre a importância das árvores para preservação da água