Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Escolas artísticas iniciam as aulas

20/02/2020 12h23 - Atualizado em 20/02/2020 15h38

Escolas artísticas iniciam as aulas

É o primeiro ano em que alunos novatos de Dança e Música ingressam a partir do teste de aptidão

O ensino artístico começa seu ano letivo com passos, pinceladas, acordes e atos, abrindo um 2020 cheio de descobertas. As unidades de ensino da Prefeitura de Anápolis, sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), iniciaram o ano letivo de turmas de novatos e veteranos nesta semana. Entre as quatro unidades, a de Teatro continua formando turmas e as matrículas estão abertas. A novidade deste ano é que duas escolas que contam com novatos ingressos por meio do teste de aptidão.

São quatro unidades que desempenham o ensino artístico sendo elas: Escola de Artes Oswaldo Verano (Eaov), Escola de Dança de Anápolis (EDA), Escola de Música Maestro Antônio Branco (EMA)  e Escola de Teatro de Anápolis. Elas contam com planos pedagógicos para diferentes níveis, inclusive com turmas de diferentes faixas etárias. São mais de 3,5 mil alunos desenvolvendo suas habilidades, em turnos matutino, vespertino e noturno.

A ETA continua formando turmas para os cursos: Teatro para Crianças (7 a 10 anos); Teatro Juvenil (11 a 15 anos); Curso Básico de Teatro (acima de 16 anos); e também uma opção para jovens e adultos que não podem fazer os cursos durante o meio da semana, que é a Oficina de Montagem Teatral e Preparação de Atores (acima de 16 anos). Os interessados podem fazer seu cadastro pelo número 3902-1501 e serão chamados para fazer suas matrículas quando as turmas forem formadas.

Aptidão

A novidade deste ano para as escolas de Dança e Música foram os testes de aptidão e logo depois o sorteio. Na fase dos testes, foram aplicados exercícios para que o candidato apresentasse sua habilidade sensorial e motora para repetir uma coreografia ou um ritmo. “O professor pediu que eu reproduzisse os sons tanto com o pé como com a boca, foi uma sensação muito boa ainda mais com o resultado”, explica Maria Luiza, de 12 anos, que passou no teste e também no sorteio para a EDA.

Os candidatos que passaram pelo teste de aptidão concorreram ao sorteio para o preenchimento das vagas de cada turma e formação do cadastro de reserva. “Muitas vezes os pais obrigam as crianças a ingressarem nestas escolas sem elas terem interesse, isso tira a vaga de outras que realmente querem, então a audição foi importantíssima” aponta Simone da Gama, mãe da Maria Clara, que passou no teste e foi contemplada pelo sorteio na EDA.

Os testes de audição contaram com bancas com professores convidados de cada uma das unidades e o sorteio foi realizado aberta ao público. O secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco, acompanhou de perto as duas fases. “Na primeira etapa, foi a questão do mérito em um teste ao alcance de todos e, na segunda etapa, o sorteio democratizou o acesso às duas escolas, o que nos traz uma forma de aproveitar ao máximo cada vaga existente”, comenta Wilson.

Confira os alunos contemplados pelos sorteios nos links abaixo:

Alunos sorteados e cadastro de reserva da Escola de Dança de Anápolis

Alunos sorteados e cadastro de reserva da Escola de Música Maestro Antônio Branco