Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Encoa encerra em grande estilo

07/10/2019 12h04

Encoa encerra em grande estilo

Anápolis foi palco de apresentações emocionantes de coros da região, durante encontro anual realizado na última semana

Foram três dias de imersão sonora, a partir das vozes e instrumentos, com apresentações de temáticas de desenhos animados até clássicos de peso na tradição do canto coral. O 32º Encontro Nacional de Corais de Anápolis ocorreu de 1º a 3 de outubro, no Salão Nobre Richard Senn, do Colégio Couto Magalhães. Toda a programação foi marcada pela interação de grupos de formação recente com coros que estão na estrada há mais tempo. Esta foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio da Associação Educativa Evangélica.

Diferentes idades, tonalidades de voz, repertórios e performances enriquecendo a experiência dos presentes com o canto coral. Canto em solo, duos e coros entre 13 a 70 vozes com repertórios que variaram entre distintos idiomas e estilos. O resultado do esforço individual e coletivo de aprimorar cada vez mais, atingindo a beleza e a força do canto. “Fico muito feliz em participar de um evento que nos possibilita conhecer vozes e grupos tão talentosos, isso é uma oportunidade de enriquecimento como músico”, agradece o maestro do Coro de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus Anápolis, Leonardo Silva.

Foram convidados, de Goiânia, o Coro Juvenil e o Vocal Ciranda das Pequenas Vozes, que desde 1988 trabalha com vozes jovens. O Madrigal de Silvânia, criado em 2018, dividiu a programação da noite com o Madrigal Bel Canto de Anápolis, que atua desde 1977. Junto ao Bel Canto, os coros anapolinos abrilhantaram as noites como o Coro Jundiaí, o Coro de Jovens e Adolescentes (Assembleia de Deus) e Semeadores da Paz e do Bem. Os coros da Escola de Música de Anápolis (EMA), da Prefeitura de Anápolis, marcou presença nas três noites de evento com os grupos Mirim, Infanto Juvenil, Vocal Arte Livre e o Adulto.

Destaque

Entre os coros anapolinos, se apresentou o Coro Sinfônico de Anápolis (CSA) que é da Prefeitura de Anápolis, com a gestão da Secretaria Municipal de Cultura. Fundado em 2017, o CSA tem no Encoa uma das importantes agendas de apresentação, entre circulações em outras cidades do país. O grupo será o único grupo brasileiro convidado para o Festival Concierto de Coros, em Los Andes, no Chile, em novembro deste ano. “Esta edição do Encoa foi especial, pois é uma oportunidade importante para nossa preparação rumo ao Chile”, aponta o maestro do CSA, Rafael Pires.

O trabalho com a difusão do canto coral tem sido feita durante todo o ano com a realização de recitais na EMA, sob a coordenação da professora Ana Paula Azevedo. A circulação do CSA e os coros da EMA tem levado a formação de público dentro e fora de Anápolis. “Para a plateia, foi uma bela demonstração de técnica e dedicação dos grupos que se apresentaram, nos bastidores foi um grande intercâmbio de grupos se assistindo e buscando ideias para aprimorarem sua prática”, aponta a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.