Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Educação recebe investimentos acima do determinado por lei

09/06/2017 17h18 - Atualizado em 09/06/2017 17h54

Educação recebe investimentos acima do determinado por lei

Prefeitura já aplicou mais de R$ 100 milhões na educação

Mesmo com encolhimento na arrecadação na casa de 4%, a Prefeitura de Anápolis já destinou para a área da educação R$ 100,6 milhões somente nos primeiros cinco meses desse ano. Esse volume é R$ 12,9 milhões a mais do que os recursos aplicados nesse mesmo período no ano passado. Esses dados demonstram prosseguimento da linha de prioridades da atual gestão. Durante as prestações de contas do município, realizada no último dia 31, os investimentos injetados tanto na área da educação quanto na área da saúde foram acima dos índices determinados pela legislação.

Somente no primeiro mês do ano, a prefeitura imprimiu recursos da casa de R$ 4 milhões – sendo que destes, somente R$ 742,8 mil são provenientes de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ou seja, de recursos dos governos federal e estadual.

Essa desempenho foi semelhante mês a mês, já que o crescente na aplicação de recursos na área ficou comprovado com a apresentação dos dados de prestações de contas. Enquanto a legislação obriga que 25% dos recursos sejam aplicados na educação, a Prefeitura de Anápolis injetou 29,8%. Vale lembrar que no mesmo período do ano passado, o índice ficou em 27,9%.

Entre os benefícios está o retorno do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie) e o reajuste salarial de 7,64% de 2.063 professores da rede municipal de ensino.