Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Educação promoverá durante todo o ano ações de combate ao bullying

02/02/2018 11h37 - Atualizado em 05/02/2018 12h15

Educação promoverá durante todo o ano ações de combate ao bullying

Tema foi eleito pela Secretaria Municipal de Educação como prioridade

Roda de conversa realizada no semestre passado
Quem já ouviu falar ou até mesmo foi vítima de bullying na época da escola? Esse debate se torna cada vez mais necessário ao passo que indicativos mostram que esse é um problema de toda a sociedade. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) diz que, no Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de violência física ou psicológica nas escolas. Recentemente uma tragédia em Goiânia comoveu o país e reacendeu o debate sobre a importância de se combater a prática de violências no ambiente escolar.

Infelizmente esse é um problema recorrente que aflige as escolas de todo o mundo. Pesquisa realizada pelas Nações Unidas em 2016 com 100 mil crianças e jovens de 18 países mostrou que, em média, metade deles sofreram algum tipo de violência por razões como aparência física, gênero, orientação sexual, etnia ou país de origem.

Neste ano o tema institucional da Secretaria Municipal de Educação será “Bullying: brincadeira sem graça”, que tem como objetivo promover ações no combate e prevenção a todo tipo de violência no ambiente escolar. O tema será utilizado para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em todas as unidades escolares, como: palestras, peças de teatro e rodas de conversa.

Segundo o secretário municipal de educação, Alex Martins, o tema institucional deste ano contribui para um ambiente escolar harmonioso. “Sem dúvida essa é uma importante iniciativa no combate a um dos principais problemas contemporâneos. A construção de um ambiente escolar acolhedor, agradável e inclusivo, deve ser um esforço de todos”, disse.

Roda de conversa
No segundo semestre de 2017, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma roda de conversa com os estudantes da Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara, para debaterem o bullying e o cyberbullying. Os alunos puderam compartilhar experiências vivenciadas sobre o assunto. O bate-papo que teve um formato bastante interativo, contou com a participação do secretário Alex Martins e do psicólogo Jean Carlos Pêssoa.