Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Educação promove projeto Oscar Literário nas escolas municipais

10/11/2017 15h31 - Atualizado em 16/11/2017 16h29

Educação promove projeto Oscar Literário nas escolas municipais

Alunos e escolas produziram 24 curtas-metragens que foram avaliados por corpo de jurados

O incentivo à leitura por meio da criatividade e novas mídias. Essa é a receita que a Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação utilizou no projeto “Oscar Literário”, cujo objetivo é facilitar o processo de leitura, interpretação e produção de textos.

Durante todo o primeiro semestre as escolas trabalharam com livros de literatura que foram objetos de estudo, e serviram de conteúdo para que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental produzissem 24 curtas-metragens que foram avaliados por um corpo de jurados, a partir de oito critérios: enredo, adaptação, releitura, trilha sonora, figurino, cenário, ator e atriz principal e ator e atriz coadjuvante. As seleções e análises aconteceram no Sesc e a noite de gala para a premiação será no auditório do Senac, no dia 5 de dezembro, às 19h.

A leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem, pois ela se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a compreender o mundo a nossa volta. Segundo o secretário municipal de Educação, Alex Martins, o ambiente escolar tem papel fundamental nesse contexto.“A escola precisa mostrar aos alunos que a leitura é algo interessante e desafiador. Algo que, se conquistado plenamente, dará autonomia e independência. É isso que o Oscar Literário propõe”, destacou.