Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Educação básica levada a sério

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

18/06/2019 13h12 - Atualizado em 18/06/2019 14h20

Educação básica levada a sério

Prefeitura de Anápolis conta com um dos mais bem equipados centros de capacitação de professores em Goiás

A formação continuada dos professores da rede municipal de educação é assunto levado a sério em Anápolis. Só nos últimos dois anos, o incremento foi de 500% na quantidade de matriculados no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), braço da Secretaria Municipal de Educação. No ano de 2016, este número era de 270, contra 1,5 mil, em 2017, alcançando 1.754 matriculados, em 2018. 
 
O salto foi grande, e continua aumentando. Até agora, já são 1.599 matrículas em 2019 - e estamos apenas na metade do ano. A projeção, de acordo com o direção do Centro, é fechar o ano com 2,1 mil matriculados. São quase oito vezes mais profissionais se qualificando, em comparação com o último resultado de 2016.
 
“Esta formação continuada é a chave para uma educação de qualidade, pois apenas por meio dela é possível avançar nas práticas e didáticas dentro da sala de aula”, afirma o doutor em Educação e diretor do Cefope, Márcio Bessa. A prioridade é atender à rede municipal, mas o Centro recebe professores de diversas cidades circunvizinhas, como Pirenópolis, Corumbá e Terezópolis.
 
Considerado um dos mais bem estruturados em todo o Estado, o Centro é referência na região e também serve de modelo para outros municípios, incluindo a capital. “Recebemos visitas técnicas da pasta de Educação de várias cidades. Uma das mais recentes foi de Goiânia, buscando conhecer toda nossa atuação a fim de aprimorar os resultados lá”, pontua Márcio. 
 
Professora há 30 anos, Anita de Castro Borges Carvalho se desloca semanalmente de Orizona - há 122 km -, onde é coordenadora de Educação Infantil no município, para participar das formações do Centro. “O Cefope foi um divisor de águas em minha vida, a troca de experiências que ocorre aqui é muito enriquecedora. Sempre volto para casa com muita expectativa e vontade de repassar tudo que aprendi”, conta a coordenadora. 
 
Em sua sexta formação no Centro, a professora Flávia Moraes Ferreira, do CMEI Professora Cínthya, no Residencial São Conrado, diz que o impacto dentro da sala de aula é imediato. "Aqui temos a oportunidade de discutir a prática pedagógica e nos aperfeiçoar. É um leque de conhecimentos novos que levamos aos alunos, o impacto é enorme e sentido prontamente”, diz Flávia.
 
Destaque regional
Hoje, Anápolis é a cidade que mais investe em educação no Estado, ocupando o segundo lugar no ranking da região Centro-Oeste, de acordo com o anuário Multicidades (FNP). E segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a cidade tem a segunda melhor educação em Goiás. Além de ter atingido antecipadamente a meta de qualidade do governo federal projetada para 2021, para os anos iniciais do ensino fundamental – 1ª a 5º ano, que era de 6,2 pontos. Alcançamos nota 6,3.
 
Saiba mais
O Cefope é aberto a toda comunidade e existe há mais de vinte anos. A responsabilidade do Centro é a de propor, viabilizar e executar a política de formação continuada dos professores e dos profissionais não docentes das unidades de ensino vinculadas à pasta. Todas formações oferecidas passam pela aprovação do Conselho Municipal de Educação e são gratuitas. 
 
Atualmente, são 23 cursos oferecidos em todos os turnos, por um corpo docente de 12 especialistas, entre mestres e doutores. 
 
Contatos
Endereço: Av. São Francisco, 880 - Bairro Jundiaí.
Telefone: 3902-1183