Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Dia Nacional de Doação de Leite Humano

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

19/05/2017 16h43 - Atualizado em 22/05/2017 17h42

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Doadoras foram homenageadas com palestras e brindes

Dicas de primeiros socorros, de como se alimentar corretamente durante a amamentação, informações sobre alergias e a importância da doação de leite materno. Esses foram alguns dos temas tratados hoje, 19, no Cais Mulher, durante a comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Cerca de 30 doadoras do Banco de Leite foram convidadas para aprender um pouco mais sobre essa fase da vida e também homenageadas pelo ato de solidariedade.

“É uma evento de extrema importância para orientar a amamentação e tirar algumas dúvidas de primeiros socorros”, diz a doadora Cíntia Bárbara Miranda Vieira. Como ela, outras mães aprenderam os procedimentos necessários em caso de engasgamento, queimaduras e outros acidentes que podem ocorrer com os pequenos. A palestra foi ministrada pela sargento do Corpo de Bombeiro, Rayssa.

A secretária de saúde, Luzia Cordeiro disse que a doação de leite materno é uma via de mão dupla para salvar vidas. “É um trabalho de construção de vidas. Estamos ensinando nossos pequenos a dividir”, afirma. Esse é um trabalho de forte alcance social que interfere diretamente na taxa de mortalidade infantil – sendo que a índice anapolino é o menor de Goiás.

No final do evento, as mães presentes mais sortudas ganharam alguns mimos por meio de um brinde e também saborearamum lanche da tarde. Estiveram presentes também a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Nair de Moura Vieira e a primeira-dama, Vivian Albernaz.


Banco de Leite

O Banco de Leite Humano Municipal de Anápolis, é uma unidade de saúde que há aproximadamente 30 anos contribui com a diminuição da mortalidade infantil em Anápolis, oferecendo a promoção do aleitamento materno através de orientações, consultas maternas e pediátricas.

As mães que possuem leite materno em excesso e quiserem doar devem procurar o banco de leite de Anápolis, no Cais Mulher – desde que tenham feito pré-natal. O telefone de contato é 0800 646 3223. O leite passará por uma rigorosa análise, sendo pasteurizado, e em seguida, avaliado no controle de qualidade. Depois segue para as UTIs e UCIs neonatais.