Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Destine parte do Imposto de Renda ao Fundo para Criança e Adolescente

23/06/2020 17h17 - Atualizado em 26/06/2020 18h10

Destine parte do Imposto de Renda ao Fundo para Criança e Adolescente

O prazo para declarar seu imposto de renda está acabando. E a Prefeitura de Anápolis por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda incentiva os contribuintes a destinarem parte do percentual do Imposto de Renda para Fundos de apoio à criança e ao adolescente, os quais financiam projetos referentes à garantia da promoção, proteção e defesa desse público.

Aderindo à campanha, pessoas físicas ou pessoas jurídicas podem destinar um percentual de contribuição, respeitando os limites legais de 6% (para pessoa física) e de 1% (para pessoa jurídica), e o valor – que não consiste em um novo imposto – será deduzido de sua declaração anual de Imposto de Renda a pagar ou acrescido ao Imposto de Renda a restituir.

“Destinar parte do Imposto de Renda pode colaborar para a garantia de direitos da criança e do adolescente por meio de projetos sociais”, informou a primeira-dama Vivian Naves, incentivadora da iniciativa.

Histórico

Anápolis ficou em terceiro lugar no ranking estadual de maior captação para o FIA, em 2019, atrás apenas de Rio Verde e Goiânia. Em Goiás, 61 cidades participaram e, juntas, acumularam R$ 1.268.455,93.No total, 142 voluntários anapolinos destinaram parte do imposto devido ao Fundo. Com as doações, foram acumulados mais de R$ 120 mil.

Como fazer a doação?

Destinar uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA de Anápolis é fácil! Quem optar pela ação terá redução no valor do imposto ou aumento na restituição. Confira o passo a passo:

Na sua declaração, vá até a barra lateral MENU e escolha a opção: resumo da declaração > cálculo do imposto. Certifique-se que a opção POR DEDUÇÕES LEGAIS esteja selecionada na lateral esquerda.

Depois, selecione a opção: doações diretamente na declaração - ECA. E clique em NOVO.

Na tela de Dados da Doação, escolha o Tipo de Fundo: municipal; UF: GO; Município: Anápolis.

Observe do lado direito o limite máximo para doação, preencha o campo Valor com a quantidade que deseja doar. Em seguida, clique em OK para finalizar.

Na barra à esquerda, vá na opção Imprimir, clique em Darf. Será gerado um boleto que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento.

Para finalizar, grave e transmita a declaração.