Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ De colcha de retalho a asfalto tapete

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

08/10/2019 14h19 - Atualizado em 08/10/2019 14h34

De colcha de retalho a asfalto tapete

Vias importantes nas quais sempre foram feitos trabalhos paliativos passam por recapeamento moderno

Em pouco mais de um mês, seis avenidas e uma rua vão passar por reparos e recapeamento em Anápolis. A Avenida Ana Jacinta - via que faz ligação entre a Avenida Brasil e a Avenida Mato Grosso – foi escolhida para começar os trabalhos e é a única localizada na Região Central. As demais estão situadas na Vila União, Anápolis City, Setor Tropical, Vila São José e Jardim Alexandrina (veja relação ao final da matéria). O recurso é próprio e o valor da obra é de R$ 2,9 milhões.

“É um trabalho rápido e de qualidade. Estamos priorizando vias que possuem um grande fluxo de veículos e ônibus, mas em diversas regiões da cidade e não só na região central. Esse é o mote de nosso trabalho, descentralizar e levar melhorias para os quatro cantos da cidade”, diz o prefeito Roberto Naves.

O trabalho é feito em duas etapas. Num primeiro momento, é retirado o asfalto que apresenta trincados, rachaduras e outros tipos de deformações. Na sequência, esses pontos são limpos, é aplicada a massa asfáltica nova e um rolo compressor liso faz a impressão. Daí, somente após seis quilômetros de distância, uma nova frente de trabalho passa restaurando todo o asfalto. “Fica parecendo que está sendo feito trabalho duplo, mas não é isso. Onde o asfalto está danificado, se jogarmos uma massa asfáltica por cima, sem fazer o tratamento, logo, logo vai abrir buraco de novo”, diz o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Francisco Lacerda.  Outro ponto importante é que esse tipo de trabalho aumenta a vida útil do asfalto.

José Clayton trabalha, há nove anos, numa loja de equipamentos veiculares localizada na Avenida Ana Jacinta. Ele afirma que nunca viu serviço semelhante no local. “É bom porque fica mais seguro e não danifica os carros”, diz. O cronograma segue até do dia 9 de novembro, a depender do período chuvoso.  

Relação de ruas

Avenida Lídia Sousa Fernandes – Vila União

Avenida Engenheiro Geraldo de Pina – Anápolis City

Rua Jovina Maria Oliveira – Setor Tropical

Avenida Presidente Vargas/Rua 9 de julho – Vila São José

Avenida  Albertina de Pina/Rua Rialma  - Jardim Alexandrina

Avenida 24 de agosto – Jardim Alexandrina

De colcha de retalho a asfalto tapete