Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Cultura divulga suas mudanças no atendimento

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

18/03/2020 17h54 - Atualizado em 18/03/2020 18h29

Cultura divulga suas mudanças no atendimento

Secretaria detalha as mudanças provisórias para combater a propagação do coronavírus

A vida é o bem mais precioso para o desenvolvimento da criatividade e da cultura, neste sentido, a saúde é prioridade para que a arte permaneça. A Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) anuncia as mudanças de funcionamento, com foco na prevenção ao coronavírus, cumprindo os decretos municipais e estaduais. Estas primeiras alterações no funcionamento vigoram até o dia 31 de março, com possibilidade de prorrogação.
 
Os decretos municipais de números 44.691 (do dia 15/03) e 44.700 (17/03), além dos decretos estaduais, trazem uma série de normas para mitigar o contágio do vírus. As restrições são aplicadas tanto na esfera pública como na iniciativa privada, principalmente para realizações e funcionamento de lugares que promovam a aglomeração de pessoas. São museus, centros culturais, feiras, circos e bares com ou sem apresentações musicais.
 
“Com a compreensão do público e as estratégias de evitar as aglomerações, buscamos algo maior que é a vida, para que no mais breve tempo possamos voltar a nos reunir para manifestar a criatividade e a arte”, destaca o secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco. Confira como funcionarão os equipamentos sob gestão da Semuc: 
 
Centros culturais e escolas artísticas
São quatro escolas de ensino artístico sendo elas Artes, Dança, Música e Teatro que atendem turmas em diferentes faixas etárias e níveis dentro da grade curricular. Três núcleos que atendem alunos pelo projeto Cultura em Ação estão em diferentes partes da cidade, que são eles: Centro Cultural Filostro Machado, Centro Cultural Washington Ribeiro (Boa Vista) e Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim Alvorada. 
 
As sete unidades têm em comum a realização de aulas e oficinas para todas as idades. A alteração no funcionamento é que nesta quarta-feira (18) todas as aulas estão suspensas pelos próximos 15 dias, com o funcionamento somente da parte administrativa. Atendimentos para atualização de matrículas ou demais necessidades serão feitos pelo telefone, com os números abaixo.
 
Eventos
Os eventos e projetos da Semuc ficarão suspensos neste período de 15 dias, pois são atividades que aglomeram pessoas. Entre estes eventos está a Feira da Brasil que ocorre aos sábados. Já está prevista a suspensão da edição que seria realizada neste sábado (21). Projetos como o Anápolis Gira Cultura, Cine em Ação e outros também estão suspensos. 
 
Museus, Estação e Galeria
Sob a gestão da Semuc estão o Museu Alderico Borges de Carvalho, Museu de Artes Plásticas de Anápolis, Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente e Galeria de Artes Antônio Sibasolly. Estas quatro unidades contam com atendimento de agendamento de grupos, pesquisa e visitação livre do público. Estão suspensas todas as atividades destas quatro unidades pelos próximos 15 dias. 
 
Projetos do Fundo Municipal de Cultura (FMC)
Durante todo ano acontecem eventos e atividades promovidas por iniciativa de proponentes de sociedade civil que contam com projetos contemplados por editais do FMC. Atendendo as normas dos decretos acima citados, deverão ser suspensas ações que reúnam pessoas como shows, oficinas, mostras e outros até o dia 31 deste mês, dentro e fora de Anápolis. 
 
A equipe da Semuc está à disposição dos proponentes de projetos para readequar seus cronogramas, de forma a não trazer prejuízos no momento de prestação de contas. “Esta suspensão e readequação de cronogramas visam também aproveitar o melhor possível dos recursos do FMC, principalmente no atendimento dos públicos aos que estes projetos se destinam”, pontua Wilson. 
 
Telefones para informações úteis
Secretaria Municipal de Cultura – 3902-1077
Escola de Artes Oswaldo Verano – 3902-1218
Escola de Dança de Anápolis – 3902-1340
Escola de Música de Anápolis – 3902-1010
Escola de Teatro de Anápolis – 3902-1501
Fundo Municipal de Cultura - 3902-2361 ou pelo email: cultura@anapolis.go.gov.br