Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Crianças aprendem a cuidar da natureza

21/11/2019 15h04 - Atualizado em 21/11/2019 15h32

Crianças aprendem a cuidar da natureza

Projeto do Meio Ambiente mostra via historinhas e com ações práticas, a importância da preservação

Foto: Renato Lopes - Dircom

É difícil mensurar o que uma criança pode aprender em 10 minutos. Mas, certamente, em um universo onde quase tudo é novidade, saber sobre importância de cuidar da natureza é uma experiência para ficar na memória. Ainda mais quando o pano de fundo é uma bela história infantil, que apresenta a ligação entre uma pessoa e uma árvore. E foi isso que os 100 alunos do período matutino do CEI Betesda Jardim Primavera vivenciaram na manhã desta quinta-feira, 21, dentro do projeto de conscientização ambiental da Prefeitura de Anápolis.

Muito animados, mas respeitando as filas montadas pelas ‘tias’, os meninos e meninas de até seis anos se acomodaram e assistiram a apresentação da professora e contadora de histórias Fernanda Vasconcelos, que, de forma bem lúdica, levava a questão ambiental ao encontro das crianças. “Este trabalho deve ser feito desde a primeira infância, porque aprendendo cedo a preservar o meio ambiente todos terão um local melhor para se viver”, diz Fernanda, destacando que os pequenos também são multiplicadores. “Eles chegam em casa e ensinam aos pais, aos amiguinhos, formando uma grande corrente onde todos participam”.

Anfitriã do dia, a diretora do CEI Betesda Jardim Primavera, Eliane Portela Nascimento, ressaltou a importância deste trabalho de educação realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o alcance que ele tem. “É muito importante que seja logo, já que a criança é o alicerce do alicerce. Sabemos da necessidade de se conservar o meio ambiente e do papel que nossas crianças podem desenvolver neste sentido”, comenta.

Além da informação levada às crianças com a historinha da professora Fernanda Vasconcelos, a turma do CEI Bestesda Jardim Primavera também participou de uma oficina de plantio de sementes como mangaba, acerola e pitanga. “Elas escolheram as sementes, fizeram o plantio em saquinhos plásticos e vão levá-los para casa e cuidar das mudinhas. Este ciclo completo colabora na conscientização”, detalha a professora Shirley Ribeiro, da Diretoria de Gestão Ambiental da Prefeitura.

Calendário
Na próxima terça-feira, 26, às 8h30, o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente será levado ao CMEI Gracinda Maria Silva, no Bairro São Carlos. Lá outras 120 crianças vão participar das ações e receber muitas dicas sobre como preservar a natureza. Os CMEIs Santo Antônio e Professora Dalva Maria Trindade também receberão a atividade, mas as datas ainda não foram definidas.

Crianças aprendem a cuidar da natureza