Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Conheça os vencedores do 1º Desafio Jovem Inovador

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

02/09/2019 16h24 - Atualizado em 02/09/2019 16h52

Conheça os vencedores do 1º Desafio Jovem Inovador

Estudantes criaram projeto voltado para a área da saúde e ganharam R$ 2 mil

Cinco acadêmicos levaram, juntos, o prêmio de R$ 2 mil oferecido no 1º Desafio Jovem Inovador, para aqueles que propusessem soluções impactantes na vida da população por meio de melhorias na rede municipal de saúde. Organizado pela Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o evento reuniu mais de 160 estudantes durante sexta-feira, 30, e sábado, 31, no Centro de Convenções.

Priscila Estavam, 22 anos, estudante de Química Industrial na UEG e membro da equipe vencedora, explicou que seu grupo desenvolveu uma plataforma, intitulada “Sistema Inteligente de Direcionamento e Acompanhamento (Sida)”, que usa a inteligência artificial para desafogar os postos de pronto-socorros e fazer o processo de triagem do paciente à distância. “Acreditamos muito no que fizemos, tanto é que no dia da apresentação estávamos muito felizes com o resultado”, contou a jovem.

Além da Priscila, o grupo campeão era composto por Lucas Souza (Medicina – UniEvangélica), Pedro Rodrigues (Ciências da Computação – IFG), Deyvison Gomes (Economia – UEG) e Raphael de Lima (Ciências Sociais – IFG). “Nosso maior desafio foi promover a integração em um time que não se conhecia até então. Isso colocou a prova nosso espírito de equipe, de compreensão para aceitar e revogar ideias. Mas, foi com um objetivo claro que as coisas foram fluindo e entramos em sintonia”, contou a estudante.

Além do prêmio em dinheiro, o projeto será disponibilizado no site do Senai para que todas as prefeituras do Brasil tenham acesso. O prefeito Roberto Naves também vai avaliar a viabilidade de implantação em Anápolis.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy, o evento superou todas as expectativas de público e qualidade. E devido ao sucesso, os 40 finalistas do desafio ganharam uma surpresa da Prefeitura.  “Percebemos que ele são muito interessados em inovação e por isso vamos levá-los ao Campus Party, em Goiânia, com entrada e transporte totalmente gratuitos”, contou Baldy. O evento ocorre a partir desta quarta-feira, 4, até domingo, 8, no Passeio das Águas Shopping.

No dia do evento, os participantes assistiram àpalestra “Novos Modelos de Gestão”, ministrada pelo consultor em Design e Inovação do Coletivo Centopéia, Alexandre Andrade. Depois, eles tiveram a oportunidade de ter um bate-papo com os alunos do Senai Canaã, de Goiânia, que conquistaram o primeiro lugar no Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, na Universidade da Nasa, nos Estados Unidos (EUA). 

Logo em seguida, os jovens começaram a colocar a mão na massa. Eles se reuniram em grupos para a explicação do desafio e, juntos, promoveram oficinas de modelagem de negócio e desenvolveram as soluções. Ao final, uma banca avaliou cada projeto.

O 1º Desafio Jovem Inovador aconteceu dentro da programação da Expo Anápolis, a maior feira multissetorial do Centro-Oeste. Participaram estudantes universitários de graduação, de vários cursos e períodos, das seguintes instituições parceiras: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unievangélica, Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama).  O prêmio foi oferecido pelo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindfargo).

A Feira 
A Expo Anápolis colocou a cidade novamente no circuito das grandes feiras empresariais do Brasil. Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), ocorreu de 28 a 31 de agosto de 2019, no Centro de Convenções da cidade. O foco foi na realização de negócios, lançamento de produtos, conquista de novos clientes, divulgação e promoção do potencial econômico de Anápolis e do Estado de Goiás.

Conheça os vencedores do 1º Desafio Jovem Inovador