Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Confira agenda de cursos da Fábrica de Empreendedor

23/08/2019 17h20 - Atualizado em 27/08/2019 09h52

Confira agenda de cursos da Fábrica de Empreendedor

Ainda dá tempo de aproveitar as qualificações gratuitas oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Fábrica de Empreendedor, projeto da Prefeitura de Anápolis, oferta mensalmente uma série de qualificações gratuitas. Ainda dá tempo de aproveitar as oportunidades de agosto (confira abaixo), voltadas ao cidadão que deseja se qualificar para abrir seu negócio e se preparar para lidar com o mercado no papel de empresário. Em parceria com instituições de atuação reconhecida, o espaço é ponto de apoio permanente ao microempreendedor, oferecendo todos os serviços gratuitamente.

Localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo -- Rua Visconde de Taunay, 380, Bairro Jundiaí – a Fábrica funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Informações e inscrições podem pelo telefone (62) 3902-1057.

Você se enquadra no MEI?
Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81 mil por ano ou R$ 6,750 mil por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

O MEI é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Ele terá como despesas apenas o pagamento mensal, que corresponde a R$ 47,85 (Comércio ou Indústria), R$ 51,85 (prestação de Serviços) ou R$ 52,85 (Comércio e Serviços juntos). O cálculo corresponde a 5% do salário mínimo, a título da Contribuição para a Seguridade Social mais R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou R$ 5 de Imposto sobre Serviços (ISS).

O pagamento pode ser feito por meio de débito automático, pagamento online ou emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), emitido através do Portal do Empreendedor. Além disso, o MEI tem direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.