Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Competição esportiva entre escolas mobiliza milhares de alunos

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

17/10/2019 16h02 - Atualizado em 17/10/2019 16h09

Competição esportiva entre escolas mobiliza milhares de alunos

Jogo da Primavera têm disputas de xadrez, natação, judô e badminton no fim de semana

A 48° edição do Jogos de Primavera, que promete reunir mais de 6 mil alunos de escolas de rede pública, privada e do ensino superior, em mais de 10 modalidades, chega com tudo neste fim de semana. No próximo sábado, 19, as disputas são individuais pelo xadrez e natação; e domingo, 20, com Judô e Badminton. A tradicional competição, realizada pela Prefeitura de Anápolis, teve início no dia 1º de outubro com a modalidade coletiva do futsal.

Novidade do Jogos da Primavera em 2019, o badminton - mais de 60 jogadores inscritos - está dando o que falar. O organizador da modalidade, Ricardo José de Oliveira, destacou o apoio da Secretaria de Esportes para este evento. ‘‘É essencial, pois somente com esse respaldo conseguimos fazer uma competição para o envolvimento, integração e socialização dos alunos de diferentes escolas do município", disse.

Além do badminton, o judô está em disputa no ginásio Internacional Newton de Faria. “Todo atleta sonha ser campeão olímpico e tudo começa por aqui, com atividades bem coordenadas e com âmbito oficial, viabilizando assim este sonho.’’ Palavras do organizador da modalidade, Josmar Amaral Gonçalves, que revela que mais de 350 judocas devem participar do campeonato.

O xadrez, que conta com mais de 150 jogadores inscritos, também vai comandar o fim de semana. Segundo André Luiz Cavalcanti de Albuquerque Reis, organizador do evento, os jovens tem papel fundamental no desenvolvimento da modalidade. “Eles são instrumentos quando inseridos no xadrez. O xadrez é uma poderosa ferramenta didático/pedagógica, reconhecido em todo mundo. Influencia a imersão social diretamente, une pessoas, gerações, ensina o respeito, desenvolve a capacidade analítica e dedução, estabiliza o humor, induz o praticante a trabalhar várias faculdades mentais como autocontrole, concentração e memória’’, completa.

Já a Natação é uma das modalidades mais conhecidas do Jogos da Primavera. O organizador da competição, Dennis Dinis, disse que os jovens precisam se identificar com grupos e atividades, e que hoje as portas se abrem para quem pratica esportes na escola, na faculdade, além das bolsas esporte, o que tira as opções de bebidas, drogas e doenças. “Muitos atletas continuam a prática da natação em função da bolsa mantida pelaPrefeitura, e os polos tem apresentado muitos talentos’’, afirma.

O nadador Daniel de Jesus, por exemplo, é medalha de prata no Brasileiro. Ele, que participa do Jogos da Primavera desde 2011, recebe o auxílio do Bolsa Atleta,da Prefeitura. Daniel fez questão de deixar um recado para quem é beneficiado com o programa. “Continuem se esforçando e dando os melhores resultados para mostrar que esse dinheiro está sendo bem investido’’, finaliza.

O secretário Municipal de Esportes, Karim Abrahão, ressaltou que não há motivos para a população anapolina ficar em casa no fim de semana. ‘‘Sábado e domingo repleto de eventos para a família. O Jogos da Primavera chega recheado de novidades e isso graças ao apoio que o prefeito Roberto Naves nos dá’’, conclui.

No próximo sábado, 19, a competição de Natação começa a partir das 7h30 na UniEvangélica; o Xadrez tem hora marcada para 7h30 no Colégio Galileu. No domingo, 20, o Judô inicia às 8h no ginásio Internacional Newton de Faria; e o Badminton às 7h30 no Complexo Gracinda Maria.

Jogos da Primavera

Competição para alunos de escolas de Anápolis e cidades circunvizinhas, tanto da redes pública, privada e do ensino superior. A mais tradicional competição esportiva de Anápolis conta na temporada 2019 com as modalidades individuais do Atletismo, Judô, Natação, Xadrez, Capoeira, Karatê, Tênis de Mesa e Badminton; nas coletivas estão Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol. A realização é da Prefeitura de Anápolis via Secretaria de Esportes. Os confrontos ocorrem em cinco sedes: Ginásios Internacional Newton de Faria e Carlos de Pina, Complexo Esportivo Professora Gracinda Maria da Silva, Colégio Galileu e UniEvangélica.