Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Cidade inaugura novo ciclo de crescimento

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

24/10/2019 14h35 - Atualizado em 24/10/2019 15h07

Cidade inaugura novo ciclo de crescimento

Avança o projeto de implantação do novo distrito industrial municipal, que teve ciclo de audiências públicas concluído nesta quarta-feira, 23

Mais empregos, tecnologia e inovação para a cidade. É o que pretende a Prefeitura de Anápolis com o novo distrito industrial municipal, que será instalado estrategicamente na região norte – a chamada grande Recanto do Sol. Construído coletivamente, o projeto caminha para sua fase final, após conclusão do ciclo de audiência públicas nesta quarta-feira, 23, na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). 
 
“Um novo ciclo de crescimento está sendo inaugurado na cidade, foi um compromisso que fizemos com a população e o setor produtivo. Aliamos preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, assim, as empresas do novo polo serão de base tecnológica, pois não produzem resíduos”, explicou o prefeito Roberto Naves durante o evento. Ele reforçou que, enquanto outros municípios estão estagnados, as obras estão espalhadas nos quatro cantos de Anápolis. “Estamos trabalhando por soluções permanentes e este distrito municipal é uma delas”, afirmou Roberto Naves, 
 
O prefeito aproveitou para pontuar os investimentos em infraestrutura na cidade, a exemplo das obras de drenagem, para resolver o problema crônico de escoamento de água na cidade, pavimentação das vias e a recuperação da erosão da Vila Formosa, negligenciada pelas gestões anteriores. Citou também o GraduAção, que estimula a formação de mão de obra ofertando 300 bolsas universitárias para estudantes de baixa renda, e as ações de desburocratização, implantadas desde o início da gestão, para incremento do ambiente de negócios. 
 
Inovação
Saindo na frente das grandes capitais, Anápolis foi a primeira localidade da região Centro-Oeste a implantar a emissão totalmente online do alvará de construção -- documento que autoriza a execução de obras e serviços no município --, um dos processos mais burocráticos e demorados para o segmento da construção civil. O trâmite, que antes levava de 45 a 60 dias, passou a ser solucionado em até 48 horas. 
 
A emissão do Alvará de Funcionamento também foi simplificado, além de oito documentos eliminados das exigências, cortando pela metade a lista dos 16 itens pedidos anteriormente, o documento passa a ser permanente. Ou seja, ele tem validade indeterminada e sua emissão ficou desvinculada da vistoria prévia (no caso do grau de risco da atividade não ser considerado alto) e do pagamento da taxa, que ainda será cobrada a cada 12 meses, mas em caso de inadimplência não influencia a validade do alvará. 
 
Para além de estimular o desenvolvimento socioeconômico na cidade, facilitando investimentos e abertura de novos negócios, ações inovadoras também chegaram a outras áreas. Na saúde, por exemplo, foi lançado um canal de atendimento no WhatsApp, chamado Zap da Saúde, que revolucionou o agendamento de consultas e exames em Anápolis. Outro ponto importante foi a implantação do horário estendido de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que passaram a funcionar até as 22 horas, servindo de modelo para que o governo federal adotasse a medida em âmbito nacional.
 
Já o aplicativo Mais Anápolis centraliza uma série de serviços e abre comunicação direta com a população, que pode solicitar ações de manutenção por todo o município, se utilizando de geolocalização, tendo a possibilidade de acompanhar o status de todo o processo. Assim, são diretos os ganhos de eficiência, controle e transparência. Resultados que trarão benefícios permanentes para Anápolis.  
 
Distrito
O local fica às margens da rodovia BR 153, atrás do Parque de Exposições Agropecuárias de Anápolis. Foi levado em conta a viabilidade do fornecimento de energia, o abastecimento de água e a proximidade de viaduto ou trincheira. Mas o fator principal é que se trata da região norte da cidade, uma das áreas mais populosas, com mais de 50 mil moradores -- que, em sua maioria, atravessam a cidade diariamente para trabalhar ou buscar oportunidades de emprego na porção sul, onde fica o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).
 
Após aprovação da permuta de área pública na Câmara Municipal, foram iniciadas as audiências públicas para formatação do polo e também das políticas de incentivo para instalação das empresas. Qualquer contribuição pode ser enviada para sugestao@anapolis.go.gov.br.

Cidade inaugura novo ciclo de crescimento