Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Centro de Excelência é referência no esporte

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

11/07/2019 16h32 - Atualizado em 11/07/2019 16h38

Centro de Excelência é referência no esporte

O objetivo é estimular a prática de futebol; grandes jogadores saíram de projetos de iniciação esportiva

Foto: Carlos Pasti

A Prefeitura de Anápolis segue investindo no esporte para os adolescentes e jovens. Por meio da Secretaria de Esportes, o projeto Centro de Excelência (CE) tem dado bons resultados na modalidade do futebol. Os melhores atletas dos 12 núcleos esportivos são selecionados para o programa nas categorias sub-11, 13, 15 e 17. Uma oportunidade para João Victor Pereira, de 15 anos, mostrar seu potencial. ‘‘Dá visibilidade para a gente, sempre tem times de futebol que nos procuram. Meu sonho é atingir o profissional um dia’’, disse.

Gustavo dos Santos Costa, de 14 anos, falou da alegria de representar o Centro de Excelência nos Jogos Abertos. ‘‘Foi ótimo! Conquistamos o segundo lugar no sub-15 jogando bem. Quanto mais competições participarmos, melhor’’, ressalta. O atleta Samuel Coelho Silva, de 16 anos, já é realidade do CE. O jogador, que se profissionalizou há poucas semanas, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura de Anápolis. ‘‘Além dos uniformes, recebemos frutas para alimentação sem esquecer do transporte’’, completa.

O secretário Municipal de Esportes, Karim Abrahão, acredita que o projeto só tem a crescer para os próximos anos. ‘‘Quatro meses na ativa e o retorno já é imediato. Com apoio do prefeito Roberto Naves queremos consolidar o Centro de Excelência para colher frutos’’, finaliza. O professor do núcleo Vila Norte e do sub-17 do CE, Rodrigo Goiano, aposta no diálogo com seus atletas para reforçar a amizade. ‘‘Muitos se conhecem, alguns são pais de família, outros tem somente o futebol como foco na carreira. Temos que trabalhar de diferentes maneiras para atender a todos’’, conclui.

Um dos coordenadores do projeto, Rogério Garcez, admite que muitos jovens são monitorados por equipes de futebol profissionais e amadoras. ‘‘O Gustavo mesmo é um caso, como o de vários outros. Fortalecendo nossa base esportiva, aumentando a quantidade de competições, os garotos podem evoluir em busca de novos desafios’’, afirma. Já o analista de Esportes e também coordenador do CE, Danilo Trombiero, quer expandir o projeto nos próximos meses. ‘‘Queremos dar mais qualidade aos nossos núcleos, isso atrai mais jovens’’, destaca.

Centro de Excelência
Nos últimos anos os núcleos de futebol idealizaram a iniciação esportiva com o desenvolvimento das aulas e com participação em eventos internos (Copinha da Prefeitura) entre os núcleos. O Esporte em Ação vai além criando o projeto “Centro de Excelência” para estimular a competitividade e o desenvolvimento do esporte de rendimento de base de futebol na cidade propiciando a formação de novos atletas.

Dentro desta perspectiva o projeto objetiva: oportunizar aos jovens a possibilidade de inserção no esporte de rendimento, através da indicação e direcionamento para os clubes que representarão a cidade nos eventos e, através desta captação direcionada, potencializar o desenvolvimento e popularização do trabalho do futebol de base em Anápolis.

Locais de treinos do CE

Campos da Jaiara e Barro Preto

Núcleos esportivos
Flamenguinho
Setor Sul
Munir Calixto
Bairro da Lapa
Barro Preto
Nova Vila
Calixtópolis
Vila União
Vila Norte
Jaiara
Bouganville
Vila Esperança

Serviço
Centro de Excelência e núcleos esportivos
Informações: (62) 3902-1197

Centro de Excelência é referência no esporte