Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Centenas de famílias são assistidas diariamente em Anápolis

26/05/2020 16h38 - Atualizado em 01/06/2020 14h08

Centenas de famílias são assistidas diariamente em Anápolis

Serviço de entrega de cestas básicas segue em meio ao cenário da pandemia

Foto: Gislaine Matos - Dircom

Mais 5 mil cestas básicas oriundas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) chegam para reforçar nosso estoque de mantimentos inicial de 20 mil cestas. Diariamente, quase 500 famílias recebem, em suas casas, uma cesta básica entregue por uma equipe da Prefeitura Municipal de Anápolis. A prestação de serviço - que começou no fim de março - é um trabalho de formiguinha que já acalentou mais de 18 mil famílias e dezenas de instituições beneficentes. Enquanto esse momento difícil continuar, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, não mede esforços na aquisição de novas cestas e busca novos parceiros por meio do Programa Voluntários de Coração.

As entregas são feitas de forma inteligente, com uma logística criteriosa delimitada por bairro – de acordo com levantamento realizado pelo sistema de dados. Logo, também é verificada a situação de vulnerabilidade social. Na prática, as famílias que apresentam maior necessidade, são aquelas que recebem primeiro o fardo de alimentos e produtos de higiene. “Já visitamos todas as regiões de Anápolis e o trabalho não vai parar. Temos cerca de 20 equipes nas ruas diariamente”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizânia Lobo.

Segunda solicitação
A segunda solicitação de cestas básicas por uma mesma família só pode ocorrer uma vez por mês, considerando os meses de abril a maio, contando a partir do dia da entrega do fardo. Outra regra básica é que as cestas são destinadas a famílias residentes em Anápolis ou em algum dos quatro distritos: Goialândia, Interlândia, Souzânia e Joanápolis.

Zap do Social: como funciona
Depois do sucesso do Zap da Saúde e do Coronavírus, mais uma vez essa ferramenta é utilizada para fazer a ponte entre o poder público e a população. “Essa, que é uma ferramenta disseminada e que já temos bons resultados e expertise, é nosso mais recente serviço ofertado”, diz o prefeito Roberto Naves.

As pessoas podem entrar pelo celular no link www.anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura e clicar no banner do Zap do Social – canal exclusivo para pedido de cestas básicas.

Ao fazer o pedido, o solicitante vai responder um questionário simples, que fará cruzamento de dados, e vai apontar o grau de vulnerabilidade da família. Na prática, isso significa a ordem de entrega de acordo com as necessidades do grupo familiar. Vale ressaltar que a solicitação só pode ser feita por um membro da família e somente uma vez por mês – considerando os meses de abril, maio e junho.

Se as equipes da Prefeitura ou de voluntários não encontrarem os moradores em casa para entrega da cesta, não é registrada a baixa no sistema. “Voltamos em outra oportunidade, quando a equipe retornar àquele bairro”, explica a diretora de Proteção Social Básica, Flávia Xavier.

Por meio do Zap do Rápido, mais de 2 mil atendimentos remotos já foram realizados pelas equipes das unidades do Rápido da Jaiara, Jundiaí e Anashopping. De forma ágil e segura, contribuintes ou profissionais da contabilidade que quiserem serviços como ITBI, Cadastro Econômico, IPTU e Protocolo, basta entrar no site da prefeitura e clicar no nosso banner do zap.

Seguimos o ritmo da entrega das cestas básicas. Das 20 mil primeiras remessas, 18 mil já estão nas casas de famílias em situação de vulnerabilidade social. A notícia mais bacana é que outras 5 mil, vindas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) chegaram para reforçar nossos estoques. Cerca de 500 unidades são entregues por dia por 20 equipes da Prefeitura de Anápolis.