Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Campanha Maio Amarelo começa hoje

02/05/2019 09h24 - Atualizado em 02/05/2019 13h37

Campanha Maio Amarelo começa hoje

Anápolis realiza ações pela diminuição da violência no trânsito. Extensa programação ocorre durante todo mês em diversos pontos da cidade

O uso do celular no trânsito é, hoje, o fator mais preocupante quando o assunto é segurança nas vias, tanto para pedestres, quanto para motoristas. Principal causador de acidentes, o uso indevido do aparelho durante o tráfego é evidente, de acordo com o diretor de Educação no Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Idan Pinto Brandão, pois o condutor fica distraído, invade outras pistas sem perceber, atrapalha o fluxo ficando muito abaixo da velocidade ideal, entre outras atitudes perigosas. "Além do risco, a infração é categoria gravíssima, resultando em sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 294", explica.

E o principal aliado na conscientização para um trânsito melhor são as crianças. "A partir de ações educativas, elas se tornam vetores da informação e impactam a família como um todo, principalmente os adultos. Hoje, elas são nossa ferramenta mais efetiva para causar mudança positiva no cenário", afirma Idan.

Nesse contexto, a Prefeitura de Anápolis, por meio da CMTT, dá início à campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira, 2, a partir das 14h30, na Praça Bom Jesus, setor Central. Trata-se de um movimento internacional de conscientização com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil, a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a todos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.

O simulador de capotamento e de embriaguez vão marcar o primeiro dia de ação. Um carro fixado em um eixo central deixa todo mundo de pernas pro ar, reproduzindo a mesma sensação de um acidente de trânsito com capotamento do veículo, fazendo os cidadãos sentirem na pele a importância do cinto de segurança, que é decisivo para reduzir o risco de morte. O segundo é um óculos especial, que emula a visão da pessoa que fez uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes, deixando claro para os cidadãos que o uso destas substâncias incapacitam a atuação do condutor.

Para os dias subsequentes estão previstas blitz educativa, palestras, oficinas e formação de agentes mirins de trânsito, em diversas localidades, com foco em variados públicos, de crianças a adultos. As atividades ocorrem até dia 24 de maio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DADOS

ATIVIDADE

Pça. Bom Jesus