Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Campanha leva informação e orientações aos homens

21/11/2019 18h03 - Atualizado em 22/11/2019 10h19

Campanha leva informação e orientações aos homens

Orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de promover a saúde do homem é o objetivo da campanha Novembro Azul. Realizada pela Prefeitura de Anápolis, mais de 40 unidades de saúde do município receberam ações de conscientização e prevenção, desde o dia 1º deste mês.

Paciente da unidade do Bairro das Bandeiras, o Domingos José da Silva, 67, faz o acompanhamento há anos, por meio do PSA, exame que detecta tumor na próstata, e não dispensa os cuidados com a saúde. “Faço os exames direitinho e proveito para ver como está o resto. Aqui encontro todo o apoio”, disse.

Clóvis Moreira, 73, aproveitou a palestra que estava acontecendo na unidade para tirar dúvidas e ficou satisfeito. “Isso aqui é muito bom. Essa palestra foi ótima. Todo mundo entendeu que tem que cuidar da saúde”, destacou o morador da Vila Jaiara.

A palestra teve como foco a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, mas também sobre a importância do homem cuidar da saúde como um todo.  “Ressaltamos a importância do rastreamento câncer de próstata, mas o mais importante é chamar o homem pra vir à unidade e se cuidar, inclusive da parte cardiovascular com a prática de atividades físicas, alimentação e hábitos saudáveis”, contou a médica da unidade, Tâmara Elias.

O outro palestrante, também médico da unidade, Erick Nunes, compartilhou da mesma opinião do cuidado da saúde como um todo e, sobre a questão da próstata, lembrou ainda que devem ser observados alguns sintomas como histórico familiar e percepção urinária. “Por isso deve-se ter a consulta regular com médico da família pra que possa ter um trabalho de prevenção e diagnóstico precoce”, explicou.

Campanha

As ações do Novembro Azul continuam durante todo o mês em cerca de 40 unidades de saúde, inclusive nos distritos (confira programação abaixo). São palestras, orientações, momentos de lazer e atividades físicas, ações em saúde, além de atendimentos e consultas exclusivas aos homens.

O encerramento está marcado para o dia 29, na unidade de saúde do Bairro de Lourdes, das 8h às 11h. Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata é importante conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Para o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, o objetivo da campanha é justamente fazer com que o homem se cuida e se previna. “Ainda existem muitos tabus, principalmente sobre o câncer de próstata, e o Novembro Azul vem pra mostrar a importância de se cuidar pra evitar esses e outros problemas”, disse.

Prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Nacionalmente, a doença ainda é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos, de acordo com o Inca.

O risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser um dos tipos de cânceres mais comuns entre a população masculina, o câncer de próstata é considerado altamente tratável se detectado de forma precoce.

Programação:

20/11 – Calixtópolis (8h às 11h)

21/11 - São Lourenço, São Vicente, Joanápolis, João Luiz de Oliveira, Interlândia, Jardim Alvorada, Alexandrina e Branápolis (8h às 11h)

22/11 - Arco Verde/Setor Sul, Jardim das Américas, Parque Iracema e Vila Esperança (8h às 11h)

26/11 – Abadia Lopes e Santa Isabel (8h às 11h)

27/11 – Filostro Machado e Maracananzinho (8h às 11h)

29/11 – Encerramento

Bairro de Lourdes (8h às 11h)