Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Estudantes disputam sexta etapa do 11º Campeonato Interescolar

19/10/2018 10h24 - Atualizado em 19/10/2018 12h42

Estudantes disputam sexta etapa do 11º Campeonato Interescolar

Cerca de 500 alunos de 18 escolas municipais e estaduais de Anápolis participam da sexta etapa do 11º Campeonato Interescolar, atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio dos programas Zatopek e Escola Viva. As provas acontecem neste sábado, 20, no estacionamento da UniEvangélica, a partir das 8h30.

O evento é organizado em três categorias, com percursos definidos de acordo com as idades dos participantes. As disputas são entre os “atletinhas”, até dez anos, que participam do percurso de 1km; o infantil, 11 e 12 anos, com a prova de 1.609 metros e no infanto, 13 e 14 anos, que correrão 3km. Ao longo do ano os alunos podem participar de oito etapas e, em cada uma, os vencedores ganham medalhas do 1º ao 5º lugar e vão acumulando pontuação para a premiação dos troféus, que acontece no final do ano.

Além disso, os alunos que atingem o pódio são, automaticamente, convocados para participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) da Secretaria Municipal de Esportes, onde se aprendesalto à distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.

Os treinamentos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica e são ministrados por uma equipe de profissionais composta por técnicos especializados em atletismo, fisiologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e estagiários do curso de Educação Física. Os alunos ainda recebem lanche e transporte para participar.

Colhendo frutos

Este trabalho já rendeu muitos frutos para Anápolis. Um deles é o Gabriel Douglas, 14 anos, da Escola Municipal Alfredo Jacomossi, no Recanto do Sol, que foi campeão brasileiro de Atletismo Escolar em 2017, na prova de 1000 metros rasos, que aconteceu em Curitiba (PR). Esse ano, ele defenderá seu título em novembro na cidade de Natal (RN). Além disso, o atleta foi convocado para compor a Seleção Brasileira de Atletismo Escolar que irá para Arequipa, no Peru, para participar do Campeonato Sul Americano.