Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis representada na Taça das Favelas-GO

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

05/03/2020 17h04 - Atualizado em 05/03/2020 17h32

Anápolis representada na Taça das Favelas-GO

Distrito de Interlândia entra na 2ª edição com equipes masculino e feminino

O distrito de Interlândia é o representante de Anápolis na 2ª edição da Taça das Favelas-GO, com o time Complexo Anápolis. Em Goiás, a competição vai reunir 66 times masculinos e 16 femininos, entre os meses de abril e junho. A edição nacional é considerada o maior torneio de favelas do mundo. A Prefeitura, via Secretaria de Esportes, é parceira do time local e incentiva a participação da equipe. 

"Este projeto foi abraçado pelo prefeito Roberto Naves, que já determinou a preparação do Estádio Carlos Roberto dos Santos, no distrito, para mandar os jogos. O time também vai receber bolas para utilizar durante toda a competição", explicou o secretário municipal de Esportes, Kim Abrahão. A Taça das Favelas-GO é organizada pela Central Única das Favelas – CUFA, em parceria com a Rede Globo/TV Anhanguera.

Ao todo, são 100 mil atletas que entram em campo, em todo o Brasil. Em 2020, o Estado de Goiás participa pela segunda vez. A equipe Complexo Anápolis foi selecionada depois de se inscrever e atender a todos os critérios estabelecidos pelos organizadores. O técnico da equipe, Alessandro Soares, mais conhecido como Cazuza, disse que a última parcial repassada pela organização da Taça das Favelas-GO já apontava inscrições, na região de Anápolis, de mais de 180 homens e de 70 mulheres. Eles participarão da peneira para as equipes masculina e feminina, que será realizada neste final de semana. Na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, a partir das 9 horas, e no domingo, 8, a partir das 14 horas. Será no próprio Estádio Carlos Roberto dos Santos, em Interlândia, distrito situado às margens da BR-153, saída para o norte.

O conselho técnico que vai definir o regulamento, fórmula de disputa e tabela da competição acontece no dia 21 de março, em Goiânia. Assim que terminar o torneio, os técnicos campeões no masculino e feminino formam duas seleções com atletas de todo o Estado, para disputar a Taça das Favelas Brasil na cidade de São Paulo (SP), em julho deste ano.

Objetivo

A Taça das Favelas é um campeonato que promove a inclusão e a integração social das comunidades, fortalecendo a autoestima da juventude das favelas. Leva valores educacionais e cidadãos para todo o Brasil, influenciando positivamente a realidade das crianças e jovens brasileiros. Também já demonstrou ser uma oportunidade para o surgimento de talentos para o futebol, inclusive na realização do sonho de se tornar jogador profissional.

Interlândia

O distrito de Interlândia surgiu com a denominação de Pau Terra, numa região que deu suporte para a fundação de Anápolis. Oficialmente, está criado como distrito administrativo do município de Anápolis desde 7 de dezembro de 1953. Atualmente, são aproximadamente 2 mil habitantes no local, que contam com escolas municipal e estadual, unidade básica de saúde, pavimentação asfáltica, redes de energia elétrica e de água tratada, além de cartório civil.

Interlândia é sede da Paróquia São Sebastião, da Diocese de Anápolis. Conta também com empresas de tecelagem, combustíveis, fábrica de rações, fonte de água mineral, além de produção agrícola e pecuária. A ação administrativa é realizada por uma Subprefeitura, cujo titular é Mauro Mendonça. Entre outras obras importantes, recentemente a Prefeitura entregou a revitalização completa da Praça São Sebastião, com arborização, passeios, bancos, reforma da quadra de esportes e iluminação.

Na área esportiva, Interlândia foi referência na realização da Copa Rural, Copa das Associações de Moradores e do Campeonato de Distritos. Nesta comunidade surgiram atletas que se destacaram no futebol profissional (Anápolis e Anapolina), assim como no atletismo (Corrida de Rua e Zatopek) e no futsal. O Centro de Ensino Municipal Inácio Sardinha de Lisboa oferece prática de várias modalidades olímpicas para seus estudantes.