Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis recebe prêmio nacional na área de meio ambiente

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

29/06/2019 15h01 - Atualizado em 29/06/2019 15h04

Anápolis recebe prêmio nacional na área de meio ambiente

Prefeitura tem trabalho reconhecido pela Anamma e passa a fazer parte dos 2,5% de municípios brasileiros que têm atuação modelo no setor

O problema da região é conhecido: inundações no período chuvoso, favorecendo erosões, e falta de água na estiagem. Mas o trabalho da Prefeitura de Anápolis, desde 2017, para solucionar a questão já apresenta resultados e, merecidamente, ganha notoriedade, servindo de modelo para o resto do Brasil. 

Na última quinta-feira, 27, em Campinas-SP, o município recebeu o Prêmio de Destaque em Gestão Ambiental Municipal, da Anamma - Associação Municipal de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - e entrou na seleta lista de cidades brasileiras que levam a sério a implementação de políticas públicas na área. 

Dos 5.571 municípios no Brasil, apenas 2,5% receberam o reconhecimento da Associação no evento, que é o segundo maior desde a Eco 92 - conferência de chefes de Estado realizada pelas Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento. 

Não é à toa que os prêmios chegam, já são mais de 250 mil árvores nativas plantadas e, com isso, já foram recuperadas 123 nascentes, além de 98 bacias de drenagem - tecnologia de percolação de água nas estradas, solução baseada na natureza, assim como os jardins de chuva e as trincheiras de infiltração já existentes em Anápolis. O trabalho é considerado o que há de mais moderno na área, pois as soluções são baseadas na natureza. As espécies nativas plantadas estão sincronizadas com o período hídrico, dormem na seca e bombeiam água na chuva. 

“A meta é atingir a marca de 1 milhão de novas árvores, recuperando áreas degradadas, nascentes e consolidando verdadeiros pomares do Cerrado espalhados pela cidade, que têm um papel essencial na mudança cultural em prol da valorização e proteção do bioma Cerrado”, afirmou o diretor de meio ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Antônio Zayek.

O trabalho é tão especial que a cidade foi a única do País a ser convidada pelo Banco Mundial a participar de um dos congressos mais relevantes sobre biodiversidade e sustentabilidade do mundo - o Global Platform for Sustainable Cities, realizado em maio deste ano, em Washington, nos Estados Unidos. Lá, Anápolis foi aplaudida por líderes mundiais do segmento.

 

Anápolis recebe prêmio nacional na área de meio ambiente