Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis recebe mais de 55 mil toneladas de asfalto novo

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

23/07/2020 09h56 - Atualizado em 23/07/2020 10h00

Anápolis recebe mais de 55 mil toneladas de asfalto novo

Número não inclui as quase 40 mil toneladas utilizadas no serviço de tapa-buraco e o que consta de contratos ainda em licitação

Foto: Renato Lopes - Dircom

O elefante africano é o maior mamífero terrestre do mundo. Um adulto da espécie pode pesar 6,3 toneladas e medir quatro metros. Essas informações podem até parecer fora de contexto, já que as próximas linhas dessa matéria vão abordar pavimentação, mas pode ajudar a contextualizar outro número ainda mais grandioso: 29.873,03 toneladas, a quantidade exata de massa asfáltica já aplicada em Anápolis do início da atual gestão até junho de 2020. Forçando a analogia, seria como enfileirar mais de 4,7 mil desses animais. E, destaque-se, aqui não estão incluídos os serviços de recomposição e de tapa-buracos.

A pavimentação contemplou todas as regiões da cidade, conforme as demandas de cada local. Foram mais de 60 bairros atendidos, entre eles os que compõem a grande Vila Jaiara, onde foram aplicadas mais de 1,6 mil toneladas de massa asfáltica na Rua Formosa e nas Avenidas Fernando Costa e Bernardo Sayão. Universitária, Brasil, JK e São Francisco são outros exemplos de vias que receberam asfalto novo, o que aconteceu ainda em bairros como o Jardim das Américas e Calixtolândia, respectivamente nas porções norte e sul da cidade.

Aumentando
Mas, o que já parece muito, vai praticamente dobrar nos próximos meses, quando Polocentro, Jardim Promissão, Anexo Bom Sucesso, Ana Caroline, Monte Sinai, Recanto das Laranjeiras, Jardim Primavera I e II, e Granville, serão beneficiados com mais 25,6 mil toneladas de asfalto, 24 mil metros de galerias de águas pluviais e 90 mil metros de calçadas, em um universo de mais de 100 ruas e avenidas. O investimento ultrapassa os R$ 54,5 milhões.

O trabalho acontece simultaneamente em quase todos esses bairros, embora em estágios e com progressões diferentes. No Polocentro, por exemplo, foi implantado o sistema de drenagem (galerias de águas pluviais), feita limpeza e o rebaixo. A pavimentação – que inclui as etapas de subleito, sub-base e base – está em execução e a expectativa é que tenha início ainda neste mês a colocação da capa, no trecho entre as avenidas Mirage e Brasil.

Tapa-buracos
Além da pavimentação de avenidas e ruas, outro serviço igualmente importante acontece diariamente nos mais diversos pontos de Anápolis. Trata-se do tapa-buraco, que recupera os danos provocados pelas chuvas, pelo tráfego intenso de veículos e pelo desgaste natural do asfalto antigo. Desde o início da administração Roberto Naves, já foram aplicadas quase 40 mil toneladas de massa asfáltica.

“Essa é uma ação contínua que nossas equipes realizam ao longo de todo o ano. Ela se junta aos trabalhos de recomposição – quando parte do asfalto é retirado para implantação do sistema de drenagem e depois recolocado – e de pavimentação, para garantir um piso de qualidade e a segurança para os motoristas”, explica o secretário de Obras, Francisco Lacerda.

Drenagem
O que está visível aos olhos é apenas parte do investimento realizado nos últimos três anos e meio. Negligenciada por outras administrações, a drenagem é obra de perfil estruturante e que merece atenção especial da Prefeitura. Já foram aproximadamente 15 mil metros levados a bairros como Vivian Park, Itamaraty e na grande Jaiara. Apenas nesta última, são 4,8 mil metros de galerias de águas pluviais, cuja implantação pôs fim a um antigo problema de alagamento na principal avenida da região, a Fernando Costa.


Estágio da pavimentação/drenagem nos oito novos bairros contemplados

- Polocentro
Iniciando a imprimação no trecho entre as avenidas Mirage e Brasil. Serão contempladas 18 ruas e duas avenidas.

- Jardim Promissão
Iniciada a implantação das galerias de águas pluviais. Praticamente todo o bairro será atendido, em um total de 21 ruas.

- Laranjeiras
Já foi realizada a limpeza e o rebaixo. Pronto para começar as galerias. Serão contempladas 20 ruas.

- Monte Sinai
Feita a limpeza e o rebaixo. Galerias começam na próxima semana. Serão contempladas 13 ruas.

- Ana Caroline
Feita a limpeza e o rebaixo. Galerias iniciadas. Serão contempladas sete ruas.

- Anexo Bom Sucesso
Serviço sendo iniciado. Serão contempladas três ruas.

- Jardim Primavera I e II
Feitos a limpeza e o rebaixo. Serão contempladas 16 ruas e uma avenida.

- Residencial Granville (Por iniciar)
Serão contempladas seis ruas e duas avenidas.

Anápolis recebe mais de 55 mil toneladas de asfalto novo