Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis mais verde e bonita

11/12/2019 17h53 - Atualizado em 16/12/2019 16h16

Anápolis mais verde e bonita

Parceria da Prefeitura com pessoas físicas e jurídicas resulta no plantio de 500 mil mudas de árvores em dois anos

Junte boa ideia e comprometimento. Misture com uma pitada generosa de consciência e pronto! É seguindo esta fórmula simples que Anápolis fomenta seus projetos de reflorestamento. Entre 2018 e este ano, a Prefeitura já disponibilizou 500 mil mudas de árvores nativas do cerrado e contou com a parceria de pessoas físicas e jurídicas para o plantio. O resultado? Áreas urbanas e rurais mais verdes e bonitas.

O trabalho faz parte do Programa Pró-Água – que tem como objetivo restabelecer o fluxo e o volume hídrico das nascentes e rios de Anápolis –, e adota como uma de suas principais estratégias a recuperação da cobertura vegetal. “E é muito bom observar a vontade da população em participar, em reconstruir o ambiente”, diz o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio El Zayek.

Desde o início, a ação de reflorestamento acontece em duas frentes simultâneas. A primeira é voltada ao plantio dentro do perímetro urbano da cidade. “Neste caso, os moradores recebem as mudas e plantam nos quintais de suas casas. Paralelamente, a Prefeitura faz o mesmo nas áreas públicas como parques, ruas e avenidas”, detalha Zayek. A segunda se aplica à zona rural, onde donos de chácaras e poder público atuam com quantidades mais significativas de mudas, principalmente nas bacias dos ribeirões Piancó e Caldas, que abastecem Anápolis.

“Quando a ideia é boa, todos abraçam e por isso o projeto deu certo em 2018 e novamente este ano. Tanto assim, que das 250 mil mudas oferecidas em 2019, restam apenas algo em torno de 28 mil”, completa o diretor de Recursos Hídricos, salientando que parceria em discussão com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás deve garantir, já nos próximos dias, outras 150 mil mudas para uso da Prefeitura de Anápolis.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Jakson Charles, a proposta da pasta é respeitar e valorizar as demandas ambientais, de forma integrada ao necessário desenvolvimento econômico da cidade. “Nosso trabalho é realizado de modo sustentável e pensando nas diversas necessidades do município”, explica.

Doação

Se você só tomou conhecimento agora do projeto de doação de mudas da Prefeitura, ainda dá tempo de participar. Para isso, o primeiro passo é ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente, na antiga Faiana e preencher uma solicitação. Na sequência, você recebe a autorização para buscá-las no viveiro municipal. As exigências variam de acordo com a quantidade. Para até 10 mudas, basta a apresentação de documentos pessoais. Acima disso, também é necessária a apresentação da escritura do imóvel onde elas serão plantadas.

Secretaria de Meio Ambiente: Avenida Presidente Vargas, 465 – Vila Goiás.

Viveiro Municipal: Avenida Universitária, 4001 – Jardim das Américas.

Mais informações: 62 3902-1069