Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis disputa Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família

01/12/2017 17h38 - Atualizado em 01/12/2017 18h14

Anápolis disputa Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família

Dois projetos do município concorrem, um em Atenção Básica e outro em Atenção Especializada; evento acontece dia 4 de dezembro, em Goiânia

Anápolis é um dos protagonistas do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família, promovido pelo Governo de Goiás. O município concorre com dois projetos entre os oito selecionados na categoria Experiências Inovadoras: Sala de Situação: Ferramenta para Gestão e Planejamento da ABS em Anápolis e Programa de Nutrição Especializada, Normatização e Estratégia na Atenção Domiciliar no Município de Anápolis. A apresentação dos trabalhos acontece dia 4 de dezembro, às 11h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, como parte do Programa Mais Saúde Para Goiás - Goiás Mais Competitivo e Inovador.

Dos projetos tocados pela Secretaria Municipal de Saúde, classificados para o prêmio, um se dá no âmbito da Atenção Básica à Saúde (APS) e outro na Atenção Especializada. “São duas ações que denotam a construção de novas práticas em saúde, tanto na ampliação do acesso, quanto na qualidade dos serviços oferecidos”, explica a titular da pasta, Luzia Cordeiro., destacando o planejamento como principal alicerce do trabalho que vem sendo realizado

O projeto em Atenção Básica consiste na sistematização da informação, um dos requisitos que impactam os processos de gestão do SUS, sobretudo como estratégias para subsidiar suas políticas, possibilitando aos profissionais de saúde, à gestão administrativa e também aos usuários, transparência da assistência, projeções e planejamento de ações e ainda construção de projetos de intervenções aplicados na realidade captada. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis estabeleceu parceira com a UniEvangélica na formação de novos médicos, que cursam o 5º ano, no Internato de Saúde Coletiva.

Ao instituir o módulo de Saúde Coletiva, inova-se na formação médica, tendo como objeto de ensino o aprendizado da gestão por meio da tríade: sistemas de informação em saúde, sistematização e uso para subsidiar o processo de tomada de decisão. Esta tríade pode, perfeitamente, ser traduzida em Sala de Situação em Saúde (SSS). Nesse cenário, SSS, preceptores capacitados recebem os internos de forma que realizem suas pesquisas nas bases de dados dos sistemas de informação de Anápolis, bem como seus indicadores, com vistas a produzir projetos de intervenção que estejam ligados às prioridades da gestão do SUS local.

O segundo se refere ao Programa de Nutrição Especializada, com dispensação normatizada, realizado pela Assistência Farmacêutica, com Protocolo de Normatização e Dispensação de Nutrição Alto Custo, para estabelecer diretrizes para dispensação e o acompanhamento do paciente que necessite fazer uso de fórmulas dietéticas especiais. Inclui ainda o manual de intervenção ao paciente oncológico e de intervenção para realização de gastrostomia endoscópica. O principal objetivo é atender, orientar e acompanhar os pacientes com necessidades especiais, moradores de Anápolis, com fórmulas dietéticas.

O programa é composto por equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes trimestralmente. A porta de entrada para atendimento desses pacientes são as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde (Cais Jardim Progresso, Abadia Lopes, Unidade de Saúde Jundiaí, Maternidade Drº Adalberto, Hospital Materno Infantil e Fasa). “Buscamos o aprimoramento da qualidade do programa e temos hoje uma resposta sobre esse tratamento, com indicativos de melhora da qualidade de vida do paciente e economia ao município”, diz Luzia Cordeiro. O Programa de Nutrição de Alto Custo também foi consolidado, com atendimento, acompanhamento de pacientes, redução a zero de processos judicializados.

Prêmio

O Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás e é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás com o apoio da Secretaria de Planejamento, Instituto Mauro Borges (IMG), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O Prêmio tem o objetivo de reconhecer as experiências exitosas (boas práticas) dos municípios goianos, que contribuirão para o aprimoramento da gestão municipal com foco na Atenção Primária à Saúde – APS, além de propiciar a produção e disseminação do conhecimento da APS.