Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis conquista sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2019

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

25/11/2019 17h33 - Atualizado em 25/11/2019 17h37

Anápolis conquista sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2019

Cinco paratletas do programa Esporte em Ação, da Prefeitura, participaram da competição no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os cinco paratletas do programa Esporte em Ação, da Prefeitura de Anápolis, fizeram bonito na 13ª edição das Paralimpíadas Escolares 2019. A competição foi realizada no período de 18 a 23 de novembro, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico. Reuniu mais de 1,2 mil paratletas de todo o país (de 12 a 17 anos).

O paratleta de natação, Alan Wallison Pereira Aguiar, de 14 anos, retornou para Anápolis com um ouro (50 metros peito), duas pratas - 50 metros costa e 50 metros livre - e um bronze no revezamento 4x25 livre. ‘‘Estou feliz por conquistar essas medalhas e por participar desse campeonato. Temos espírito de equipe’’, afirma. Seu companheiro de natação, Gabriel Zafra, de 14 anos, obteve duas medalhas de ouro (50 metros borboleta e 50 metros livre), além de um bronze no revezamento 4x25 livre.

Já Michel Gontijo, de 16 anos, surpreendeu e conseguiu o feito de chegar à segunda fase da modalidade Bocha ao vencer seu adversário, João Mateus, do Espírito Santo, por 3 a 1. Maycon Douglas Barata, de 15 anos, fez parte da Seleção Goiana no Futebol de Sete: até saiu vencedor diante do Mato Grosso do Sul, no triunfo por 4 a 3.

No atletismo, Marcos Vinícius Palmier de Andrade, de 13 anos, teve destaque com sua atuação. ‘‘Fiquei em segundo lugar, em uma bateria dos 250 metros. Ao fim dos 1000 metros, que é uma prova muito disputada, terminei em quinto. É a primeira vez que participo dessa competição. Vou lutar para ser primeiro colocado no ano que vem’’, disse.

O secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão, comemorou os resultados e frisou todo o trabalho feito pela Prefeitura de Anápolis e Secretaria de Esportes. ‘‘O prefeito Roberto Naves valoriza o esporte paralímpico, conhece nossos jovens talentos. A professora Silvana Pacheco, que dá aulas para os nossos paratletas, além da diretora Simone Pereira, com todo acompanhamento, trabalharam em equipe. Esse é o espírito que carregamos no esporte’’, finaliza.

Paralimpíadas

A primeira edição das Paralimpíadas Escolares foi em 2009, mas em 2019, Goiás enviou sua maior delegação. Os goianos se tornaram a quarta maior delegação da competição, com 122 pessoas, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Pará. Goiás participou das modalidades de parabadminton, atletismo, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, futebol de sete, bocha, basquete em cadeiras de rodas, atletismo e natação.

A colocação final do Estado de Goiás em 2019 foi o 4º lugar, com 305 pontos conquistados. Clique aqui e confira a classificação!

Atletas anapolinos - Paralimpíadas Escolares 2019:

1 - Gabriel Zafra (Natação) – 14 anos / Esporte em Ação (classificação funcional S8)

2 - Alan Wallison Pereira Aguiar (Natação) – 14 anos / Esporte em Ação (classe funcional S5)

3 - Michel Gontijo (Bocha) – 16 anos / Esporte em Ação (classificação funcional BC4)

4 - Maycon Douglas Barata Luz – 15 anos / Esporte em Ação (modalidade futebol de sete para jovens com paralisia cerebral)

5 - Marcos Vinicius Palmier de Andrade (Atletismo) – 13 anos / Esporte em Ação/Zatopek (classificação funcional T 20)