Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Aleitamento Materno é tema de simpósio em Anápolis

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

14/08/2019 14h53 - Atualizado em 14/08/2019 14h55

Aleitamento Materno é tema de simpósio em Anápolis

Cerca de 200 pessoas, entre profissionais, estudantes e comunidade em geral participaram do evento realizado pelo Banco de Leite

Foto: Bruno Velasco - Dircom

Pela primeira vez em Anápolis a amamentação foi discutida em um evento técnico e específico entre profissionais, estudantes e demais interessados no assunto. Trata-se do 1º Simpósio de Aleitamento Materno promovido pelo Banco de Leite Humano da Prefeitura de Anápolis e parceiros, nos dias 12 e 13 deste mês, no auditório do Senac no Centro da cidade.

O evento finalizou a campanha “Agosto Dourado. Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, iniciada no dia 5 deste mês com oficinas, palestras orientações e mobilizações como o ‘Mamaço’ realizado no último sábado, 10, no Parque Ipiranga.

A saúde materna infantil do estado de Goiás e o impacto do Banco de Leite Humano na saúde pública foi o tema abordado no primeiro dia de evento pela coordenadora estadual de Triagem Neonatal Biológica de Goiás, Eliane Pereira dos Santos. O modelo de atendimento do Banco de Leite Humano de Anápolis também foi destaque na abertura do evento com explanação da coordenadora Raquel de Castro Rodrigues, que também integra o Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Ainda no primeiro dia o manejo clínico da amamentação foi tema de palestra pela fonoaudióloga Jéssica Jacomini, especialista em saúde da criança. O mastologista João Bosco Machado falou sobre a mama e a amamentação em condições especiais.

No dia 13, o empoderamento parental e a promoção do aleitamento materno foram os assuntos abordados pelos psicanalistas Andrea Roriz Brandão e Leandro Borges. Já a pediatra do Banco de Leite Humano de Anápolis, Marluce Martins Machado falou sobre as influências culturais na amamentação e a fonoaudióloga Jessica Jacomini voltou ao simpósio para tirar dúvidas sobre bicos artificiais e confusão de bico

O simpósio contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas e contou com a parceria da Rede Global de Bancos de Leite Humano, Mame Care, Colégio Nexus, Papelaria Alternativa, Senac e do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno. “O objetivo foi tirar dúvidas e orientar sobre o aleitamento materno e sua importância pata mãe e filho”, destaca Raquel de Castro Rodrigues.

Benefícios
O principal benefício da amamentação é a redução da mortalidade infantil, mas existem outros. "A criança adquire imunidade e tem ganhos no desenvolvimento cognitivo, por exemplo. Já a mãe é beneficiada com a redução da hemorragia uterina e com a volta mais rápida ao peso, entre outras situações", explica a coordenadora do Banco de Leite Humano.

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.

Acompanhamento
Desde dezembro do ano passado, o Banco de Leite Elaine Miriam de Oliveira possui sede própria no Bairro São Joaquim e teve a assistência ampliada às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, e também aos pequeninos. De 20 atendimentos mensais contabilizados quando funcionava em apenas duas salas no antigo Cais Mulher, passou para cerca de 80 na nova sede.

Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em psicologia, odontologia, nutrição e fonoaudiologia. Também foi inaugurado um posto de coleta do Banco de Leite na Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva para ampliar o atendimento às mamães e seus bebês.

Serviço
Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800-646-3223 e 3902-1722

Aleitamento Materno é tema de simpósio em Anápolis