Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Agora a cor é azul

31/10/2019 16h42 - Atualizado em 03/11/2019 13h45

Agora a cor é azul

Campanha Novembro Azul acontece em cerca de 40 unidades de saúde com ações de prevenção ao câncer de próstata

Anápolis vai continuar colorida, só que agora de azul. Esta é a cor escolhida em todo o mundo para simbolizar a luta contra o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial focada também para todos os cuidados com a saúde para o público-alvo.

A abertura acontece amanhã, 1º, com uma ação na unidade da Vila União, das 8h às 17h (confira programação abaixo). Serão palestras, orientações, momentos de lazer e esporte, ações em saúde, além de atendimentos e consultas exclusivas aos homens. As atividades serão realizadas em cerca de 40 postos de saúde, inclusive nos distritos.

O encerramento está marcado para o dia 29, na unidade de saúde do Bairro de Lourdes, das 8h às 11h. Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata é importante conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Nacionalmente, a doença ainda é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos, de acordo com o Inca.

O risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser um dos tipos de cânceres mais comuns entre a população masculina, o câncer de próstata é considerado altamente tratável se detectado de forma precoce.

Programação:

1º/11 – Abertura oficial da campanha

Unidade de Saúde da Vila União (8h às 11h)

• Aferição de pressão arterial
  • Atualização do cartão de vacinas
  • Auriculoterapia
  • Avaliação do Índice de massa corporal (IMC)
  • Bioimpedância
  • Consulta Médica
  • Coleta para PSA
  • Teste de glicemia
  • Ventosaterapia