Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Agentes de saúde promovem ação de conscientização contra a violência a pessoa idosa

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

14/06/2017 15h45 - Atualizado em 14/06/2017 15h50

Agentes de saúde promovem ação de conscientização contra a violência a pessoa idosa

Caminhada ocorreu no Parque Ipiranga e foi finalizada com café da manhã

Idosos, cuidadores e profissionais da saúde realizaram nessa quarta-feira, 14, no Parque Ipiranga, uma caminhada do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.  A ideia é alertar a população para o alto volume de agressões física, verbal e psicológica que a faixa etária sofre. No final da caminhada, os participantes tiveram acesso a um café da manhã, com frutas e sucos.

Segundo a secretária de saúde, Luzia Cordeiro, além desse alerta, foi criado também um curso para atender as necessidades dos cuidadores. “Muitos cuidadores assumem essa responsabilidade, mas passam dificuldades porque possuem outra família e trabalho”, diz. Por isso, explica, o curso oferece assistência psicológica, fisioterápica e fonoaudióloga. A proposta é que os idosos estejam cada vez mais harmonizados e se sintam inseridos de forma tranquila e normal na sociedade, evitando e prevenindo qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica.

Quem estava na caminhada era o Tomaz de Aquino, de 94 anos. Articulado, explica pratica 40 minutos de caminhada todos os dias. Recentemente, ele e a esposa, Iolanda Maria Lopes, de 94 anos, estão morando com a filha. “Estou muito satisfeito indo morar com ela. Ela me ajuda muito com minha esposa”, diz.

Data instituída pela ONU

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência de tal violência e, consequentemente, disseminar a ideia de não silenciá-la ou aceitá-la como normal.