Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Acessuas Trabalho é apresentado à comunidade

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

09/01/2020 16h18 - Atualizado em 09/01/2020 16h23

Acessuas Trabalho é apresentado à comunidade

Programa irá qualificar e habilitar pessoas em busca de emprego

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) chegou a Anápolis. Os moradores dos bairros Industrial Munir Calixto, Vale das Laranjeiras e Jardim Promissão foram os primeiros a participar da iniciativa, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mercado do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para acesso ao mercado. Funciona assim, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, promove a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

“O programa busca identificar as habilidades dos cidadãos e desenvolvê-las. Assim, as potencialidades e aptidões são destacadas. Eles são orientados sobre confecção de currículo e como se apresentar em uma entrevista de emprego", explica a primeira-dama Vivian Naves. Dona Alvelina Silva, residente do setor Industrial levou sua filha de 15 anos, para também participar do momento, já pensando na inserção da filha no mercado de trabalho. “Estou muito feliz em participar desse primeiro encontro e saber que o prefeito está trazendo cursos e benefícios para nós”, enfatizou a mãe, que também quer se inserir no mundo do trabalho.

Para Eerizânia Lobo, secretária da pasta, o Acessuas vem para contribuir com o ciclo do desenvolvimento da cidade. “Os cursos e oficinas ofertados podem se transformar em fonte de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, trazendo perspectivas e melhorando a condição socioeconômica”.