Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 700 alunos da rede municipal são certificados pelo Proerd

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

06/12/2019 15h43 - Atualizado em 06/12/2019 17h39

700 alunos da rede municipal são certificados pelo Proerd

Combate ao uso de drogas e à violência são foco do Programa

Nesta quinta-feira, 5, foi realizada a solenidade de formatura de mais uma turma de alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 700 alunos, entre 10 e 12 anos, das escolas municipais de Anápolis receberam os certificados. O evento ocorreu nesta sexta-feira, na Igreja Clamor. 

“De maneira lúdica, trabalhamos com as crianças o real entendimento do que são as drogas, evitando assim o primeiro contato”, afirma o instrutor do Programa, Cabo Neto. Ele explica que o foco são os jovens das regiões da cidade que possuem maior índice de violência e tráfico de drogas, ou seja, em situação de maior vulnerabilidade social. Em Anápolis, mais de 50 mil crianças já participaram do programa, que atende a rede municipal, estadual e colégios militares.

A conscientização sobre os riscos da dependência química é importante para mantê-los longe deste mal. Somente neste ano, mais de 1,8 mil alunos, de 20 escolas, foram contemplados com o programa de maneira direta em sala de aula. Em média, 500 crianças por semana, participam de palestras sobre drogas e violências. O curso tem duração de 11 semanas, sendo a última aula a formatura. Os alunos receberam o livro “Caindo na Real”, com lições para as aulas. Nas semanas do curso foram abordados temas como: bullying, comunicação, situações de risco, drogas, maturidade, a importância da família e tomada de decisões.

Os conteúdos foram ministrados por policiais militares, de forma dinâmica com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alex Martins, o Proerd contribui diretamente na vida das famílias, cuidando do futuro dessas crianças. “Quando nos preocupamos com a vida de cada uma delas, estamos colaborando para um melhor aprendizado em sala de aula, fortalecendo as bases familiares e a educação. Essa preocupação social tem que estar intrínseca no planejamento educacional”, disse.

Ao final do curso, os alunos fazem uma redação para avaliação do que eles aprenderam. O programa finaliza todos os anos com a entrega do certificado de participação. As melhores redações foram premiadas com bicicletas e tablet’s.