Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 370 lutadores participaram da 1ª etapa do Campeonato Estadual em Anápolis

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

05/02/2018 11h06 - Atualizado em 05/02/2018 12h28

370 lutadores participaram da 1ª etapa do Campeonato Estadual em Anápolis

O evento foi realizado no ginásio do Complexo Esportivo Professora Gracinda Maria da Silva

O jiu-jitsu é uma arte marcial que consiste em movimentos de imobilização para derrubar o oponente e na autodefesa, sem machucar o adversário. A luta que surgiu no Japão tem influências indianas e é uma excelente forma de perder peso e ganhar massa muscular. No Brasil, ganhou adeptos com facilidade, tanto que são realizados vários eventos esportivos para essa modalidade. E Anápolis, sediou neste domingo, 4, a 1ª etapa do Campeonato Estadual. O encontro dos lutadores foi no Ginásio do Complexo Esportivo Professora Maria Gracinda da Silva, no bairro Antônio Fernandes. 
 
A Prefeitura de Anápolis apoiou o evento, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O secretário Gérson Fallacci disse que o município estará sempre de portas abertas para receber as competições das mais variadas modalidades. “A cidade não recebia essa etapa da competição há 25 anos e nós queremos incentivar ainda mais a realização de eventos como o Campeonato de Jiu-jitsu”, disse. 
 
Cerca de 370 atletas de várias cidades do Estado participaram desta etapa. Segundo o presidente da Federação de Jiu-jitsu de Goiás, Fábio Neres dos Santos, o número de lutadores inscritos superou as expectativas. “Nós ficamos surpresos, esperávamos cerca de 200 atletas e passamos de 370 inscritos. Isso é bom. Mostra que o esporte está crescendo ainda mais”, declarou. Ele também elogiou o espaço que recebeu o evento. “O ginásio é grande, espaçoso e mesmo assim parece que ficou até pequeno pra tanta gente. As arquibancadas ficaram lotadas. É muito bom ver a população de Anápolis valorizar o Jiu-jitsu”, afirmou o presidente.
 
O atleta anapolino Júlio Almeida, que pratica o jiu-jitsu há 15 anos e já na categoria Master ll Meio Pesado, conhece bem o nível desse esporte. “Eu percebi hoje que os competidores estão cada vez melhores. O nível está alto e isso é bom. Viemos pra lutar e aperfeiçoar nossos golpes”, disse. 
 
E se tem lutadores experientes, tem também quem está começando agora. É o caso da Ana Carolina Gomes Ferreira, de 15 anos. Começou a treinar recentemente num projeto social desenvolvido no Residencial Copacabana e essa é a primeira competição dela. Toda orgulhosa, Ana Carolina exibiu a medalha. “Nunca tinha me interessado por outro esporte. Conheci o jiu-jitsu e me identifiquei. Além de aprender a autodefesa através dos golpes, estou aprendendo também a conhecer meus limites e a respeitar mais as pessoas. O projeto é muito importante pra mim”, ressaltou a lutadora. A competição distribuiu R$ 4.200,00 em prêmios. 
 
 
 

370 lutadores participaram da 1ª etapa do Campeonato Estadual em Anápolis