Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 37 mil alunos retornaram às salas nesta segunda

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

05/08/2019 17h59 - Atualizado em 06/08/2019 08h21

37 mil alunos retornaram às salas nesta segunda

101 escolas e creches fazem parte da rede municipal de ensino; cidade ganhou dois novos Cmeis

Após um período de descanso em decorrência das férias escolares, os alunos da rede municipal de ensino de Anápolis voltaram à rotina. O retorno aconteceu nesta segunda-feira, 5, em 101 escolas e creches do município, onde cerca de 37 mil alunos estão matriculados. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2018 revelou a avaliação da educação da rede municipal. A meta era 5,7, mas a nota alcançada dos alunos do 5º ano foi de 6,3. Isso aponta que o município investe na educação, tem professores e equipes de educação de altíssima qualidade e competência gerando resultados positivos.

Apenas nos CMEIs Nazaré́ Cunha Leão e Amélia Jacob – unidades recém-inauguradas, o segundo semestre do ano letivo se iniciará no final de agosto em decorrência da conclusão do processo de inscrições para as vagas.

O secretário municipal de Educação, Alex Martins, acompanhou o início do segundo semestre letivo e destacou a importância do trabalho dos profissionais envolvidos no processo educacional. “Julho foi um mês de férias, mas de importantes inaugurações na educação municipal, são esforços que se somam ao de profissionais dedicados e comprometidos com o trabalho que desenvolvem”, lembra o secretário.

Inaugurações
Com a proposta de oferecer educação de qualidade em um local adequado e confortável para os alunos, a Prefeitura de Anápolis entregou em julho, a reforma e ampliação da Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves, no Bairro Santo Antônio. Após anos de espera por parte da população, o prefeito Roberto Naves inaugurou no local um novo prédio – com mais 12 salas –, banheiros, pátio coberto, além de laboratórios de ciências e informática. Assim, a capacidade da escola foi dobrada, podendo atender até́ 800 alunos, com idades entre 7 e 14 anos – o que corresponde do 1o ao 8o ano –, nos turnos matutino e vespertino.

Após 10 anos de espera, a comunidade do Bairro Santo Antônio também pode contar agora com o CMEI Amélia Jacob, um benefício que gerou muitas expectativas, já́ que a construção começou em 2009, teve suas obras paralisadas diversas vezes e, quando retomada, em 2017 nesta gestão, foi num fôlego só́.

Outro benefício muito esperado, foi o CMEI Nazaré́ Cunha Leão, no Bairro Residencial Pedro Ludovico. Isso porque a ordem de serviço para construção da unidade foi assinada em 2013, mas a obra foi abandonada em 2016, pela gestão da época. Assim que assumiu o mandato, o prefeito Roberto Naves fez o compromisso de entregar o espaço concluído para que a população pudesse usufruir dele. O acordo foi cumprido e a inauguração do Cmei aconteceu em julho, como parte do calendário de aniversário de 112 anos de Anápolis.

Os Cmeis contam com oito salas, laboratório de informática, sala de leitura, dois conjuntos de banheiros infantis e dois conjuntos para Portador de Necessidades Especiais (PNE), bloco administrativo (diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado, banheiros e hall de entrada), pátio coberto, refeitório, bloco de serviço (cozinha, lavanderia, depósito de frios e perecíveis, banheiros para funcionários e área externa de serviço), playground e estacionamento.