Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 1º Festival do Japão em Anápolis acontece entre 15 e 17 de setembro

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

12/09/2017 16h59 - Atualizado em 18/09/2017 08h51

1º Festival do Japão em Anápolis acontece entre 15 e 17 de setembro

Pratos típicos, apresentações artísticas e exposições de objetos representativos da cultura japonesa estão entre as atrações do evento

Divulgar a cultura japonesa em toda sua riqueza e diversidade e iniciar as comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que serão completados em 2018. É com esta proposta que acontece durante três dias -  15, 16 e 17 de setembro – o 1º Festival do Japão em Anápolis. Comidas típicas, apresentações artísticas, exposição de objetos, mostra de filmes e palestras estarão à espera dos visitantes na Praça Dom Emanuel.  O Festival é uma realização conjunta da Prefeitura, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis e Embaixada do Japão, com apoio da UniEVANGÉLICA.

A culinária é um dos atrativos para aqueles que gostam dos sabores tradicionais da cozinha japonesa, como os famosos tempurá , yakissoba e sushi – que dispensam explicações – e o guioza, um pastelzinho com recheios variados que veio da China, mas se tornou muito popular no Japão. Quem quiser aprender um pouco sobre artesanato pode participar das oficinas de ikebana (arranjo de flores), origami (dobradura de papel) e shodu (escrita japonesa).

Além de apresentações artísticas como o taiko (tambores) e música, quem for visitar o Festival vai assistir a exibições de artes marciais – judô, karatê e aizu – e também de dança. Segundo o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis, Jorge Matsubara, outra atração do evento é a Mostra de Cinema Japonês, cuja programação está sendo definida em conjunto com a Embaixada do Japão, que também vai divulgar e orientar pessoas interessadas em bolsas de estudos no “País do Sol Nascente”.

Imigração japonesa

No ano de 1908, chegaram os primeiros imigrantes nipônicos às terras brasileiras. Foram 791 japoneses trazidos pelo navio Kasato-maru, que desembarcaram no porto de Santos. A maioria desses imigrantes era de agricultores, sendo sua contribuição na área agrícola de grande importância para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Produtos que hoje fazem parte da rotina de consumo dos brasileiros como o pepino, alface, maçã, caqui e pimenta-do-reino, foram introduzidos no mercado através dos japoneses. Em Goiás, a chegada de imigrantes se concretizou oficialmente no final da década de 1920. Hoje a comunidade de imigrantes e descendentes de japoneses em Anápolis é composta por 97 famílias.

Serviço

1º Festival do Japão em Anápolis
Quando: 15 de setembro – 18h às 23h
               16 e 17 de setembro – 12h às 23h
Onde: Praça Dom Emanuel