Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil discute formas de combater e prevenir desastres naturais

15/05/2018 18h08 - Atualizado em 16/05/2018 08h23

O evento foi realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Anápolis, com o Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Goiás

Foto: Paulo Giovanni/Ascom

A 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil – “Como integrar o seu município” aconteceu nesta terça-feira, 15, no auditório do Sesc, do Jundiaí. O evento teve como objetivo discutir políticas de melhoria e regularização da Defesa Civil em Anápolis e em mais dez cidades da região.

No período da manhã, foi apresentado pelo o comandante da Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Ceres, o major Rhevysson Martins, um estudo de caso sobre os alagamentos que ocorreram no município no início deste ano. À tarde foi explicado como é possível obter a captação de recursos federais para recuperação e reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais e logo depois houve uma discussão acerca do tema. Para fechar os debates, o chefe do Departamento Estadual de Minimização de Desastres, Ameaças e Riscos (Demar), tenente-coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva, falou da importância da Defesa Civil Estadual no processo de estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC’s).

“Fazemos a integração quando discutimos com outras áreas da sociedade. Agora, precisamos antecipar os problemas para realizar a prevenção de desastres. Temos 52 pontos de risco mapeados em Anápolis e podem ter certeza de que neste pouco mais de um ano que estamos na administração, estamos nos preocupando em resolver todos esses problemas”, ressaltou o vice-prefeito Márcio Cândido.

A função do órgão é promover ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas para minimizar desastres ou acidentes naturais. Em Anápolis, a Defesa Civil já foi criada, porém ainda não é regulamentada. Para solucionar a situação, a atual administração municipal está propondo um decreto que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, finalmente regularizará o órgão, tornando possível a captação de recursos federais para a promoção de ações na cidade.

“Mas, mesmo com a falta de recursos, estamos trabalhando muito e só em 2018, mais de 30 atendimentos, com mais de 20 vistorias de laudos, já foram registrados pela nossa equipe”, disse o assessor especial de Segurança Pública da Prefeitura de Anápolis, Glayson Reis, durante a abertura do evento.

Na oportunidade, o comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Goiás, tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte, lembrou que a Defesa Civil deve funcionar de forma integrada entre o Executivo, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. Disse ainda que como Anápolis é uma cidade com quase 400 mil habitantes e com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) consolidados, as erosões e os alagamentos são os principais problemas a serem enfrentados. “Gostaria de agradecer o prefeito Roberto Naves, na pessoa do vice-prefeito Márcio Cândido, que desde o início do mandato está muito motivado a criar a Defesa Civil, justamente para combater esses problemas”, reforçou o comandante.

A titular da 15ª Promotoria, Sandra Mara Garbelini, explicou que, dentro deste processo de integração, o Município, em parceira com o Ministério Público, tem como função identificar essas áreas e fazer a realocação de famílias que vivem em regiões que são consideradas de risco. “Depois fazemos a exigência de que seja feita a revitalização dos espaços, o replantio de áreas de preservação. Isso tudo está previsto na lei”, explicou a promotora.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Ouro Verde, Jaime Ricardo Ferreira, e o seu vice José Ananias Oliveira; o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiros e o prefeito de Vila Propício, Cirlei Rodrigues de Araújo.