Você está navegando em uma versão antiga deste site, para acessar a versão atual clique aqui!

Prefeitura lança programas Saúde na Escola e Saúde do Adolescente

E-mail Imprimir PDF

Com a participação de servidores e alunos da rede pública de ensino, a Prefeitura de Anápolis, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou nesta terça-feira, 22, o lançamento oficial dos programas Saúde na Escola e Saúde do Adolescente. O objetivo destas ações é desenvolver atividades de saúde e educação com atenção integral voltada para crianças, jovens e adolescentes das escolas da rede municipal.

O evento realizado no Teatro Municipal contou a presença do vice-prefeito, João Gomes, do juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi Sterse, do promotor da Infância e Juventude, Carlos Alexandre Marques, dos secretários municipais Roberson Guimarães (Saúde) e Virgínia Pereira de Melo (Educação), do membro da Equipe Técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, Alessandro Dias, e do coordenador estadual do PSE, Amilton José.

Em seu discurso, o vice-prefeito, João Gomes, falou sobre a importância do projeto para as crianças e adolescentes do município, fazendo um paralelo com outras ações da Prefeitura, como o programa Esporte para Todos. “Atividades como essas são fundamentais para garantir o desenvolvimento e aprendizado destas crianças e adolescentes”, explicou.

Para o secretário municipal de Saúde, Roberson Guimarães, com a parceria, será possível realizar a promoção da saúde dentro das escolas, evitando assim o surgimento de doenças e uso de drogas. O secretário ainda bordou outro importante tema: a gravidez na adolescência. “Com esse programa vamos levar informações para esses alunos para que possam se prevenir de uma gravidez indesejável, assim como de doenças, sexualmente transmissível”, disse.

Segundo a secretária municipal de Educação, Virgínia Pereira de Melo, o programa irá contribuir para melhores condições de saúde dos alunos da rede pública de ensino. E acrescentou que será um trabalho de integração entre as duas secretarias, onde a Educação fará o encaminhamento dos alunos e a Saúde cuidará para que eles tenham toda a assistência necessária. “Acreditamos que esse programa irá garantir mais qualidade de vida aos nossos alunos”, concluiu.

Programa
O programa também tem como meta promover a paz cultural, afastando meninos e meninas do uso de álcool e drogas. Este trabalho já é realizado em vários municípios do Brasil.

Para atender 52 escolas municipais, estarão envolvidas 31 equipes de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde- PACS (agentes de saúde e enfermeiros) e apoio de três equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e farmacêutico). No total, espera-se que 21 mil estudantes sejam atendidos.

O papel das equipes de saúde será visitar as escolas para realizar avaliações clínicas, promoção e prevenção em saúde e, caso necessário, encaminhar o aluno para alguma unidade. De acordo com informações das secretarias, os programas são ações continuadas, onde crianças e adolescentes estarão sendo acompanhados.

Adicionar comentário

O espaço de comentários é para que você usufrua de seu direito de opinar, reclamar ou se for o caso, elogiar o tema proposto na matéria acima. Mas caso você tenha alguma denúncia a fazer, este não é o local adequado para fazê-la, pois existe o serviço de ouvidoria municipal, que é específico para atender tais assuntos.
Reservamos o direito de não publicar comentários que contenham palavrões ou que se utilizem deste espaço para confrontar opiniões de outros. Caso você não concorde com algum comentário, procure postar a sua própria opinião, mas sempre observando a boa convivência, e o respeito à diversidade de idéias.
Também não serão publicados comentários que sejam escritos apenas em caixa alta (maiúsculas), pois na linguagem da internet, isto se equivale a gritar.
>>>
Obs.: Os comentários não entram imediatamente após sua digitação, pois ficam aguardando passar pela filtragem da moderação que tem a missão de garantir que as regras descritas acima sejam respeitadas.

• Desenvolvimento Social

• Meio ambiente